logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Cultura: Cantora portuguesa Ana Laíns realiza primeira turnê no Brasil e inclui apresentação em Fortaleza
Cultura Cantora portuguesa Ana Laíns realiza primeira turnê no Brasil e inclui apresentação em Fortaleza
19/11/2021
Energia Solar: INEL representa setor de energia limpa em evento internacional
Energia Solar Instituto Nacional de Energia Limpa representa setor em evento internacional
20/11/2021
Exibir tudo

Novembro Azul Instituição leva atendimento e orientação sobre saúde masculina para comunidades Ação é realizada em bairros de Fortaleza e quatro municípios do interior

Novembro Azul: Instituição leva atendimento e orientação sobre saúde masculina para comunidades

Com a campanha Novembro Azul, o Instituto Compartilha busca a prevenção, conscientização e cuidado para o câncer de próstata | Foto: divulgação

Na tentativa de prevenir, orientar e sensibilizar os homens sobre a importância da prevenção ao câncer da próstata, o Instituto Compartilha – SAMEAC, leva aos municípios com os quais mantém parceria e as comunidades que atende em Fortaleza, uma série de ações da Campanha Novembro Azul, por todo o mês de novembro com o objetivo de incentivar os homens a cuidarem da saúde.

Com a campanha Novembro Azul, o Instituto Compartilha busca a prevenção, conscientização e cuidado para o câncer de próstata, por isso irá desenvolver diversas atividades nos municípios onde atua e nas comunidades que atende em Fortaleza. A ação ocorre nos municípios de São Gonçalo do Amarante, Santa Quitéria, Paracuru, Jijoca de Jericoacoara e em Fortaleza, nas comunidades João XXIII (Pau Pelado) e Barroso. A ideia é orientar, prevenir e fazer atendimento médico primário ao público masculino residente nestes municípios e comunidades, para que estejam atentos aos pequenos sinais e saibam como buscar ajuda médica.

Na programação, atividades de orientação com informativos e mimos, prevenção com palestras educativas, ministradas por profissionais da saúde como enfermeiras e técnicos, e ainda atendimento médico primário de cuidado à saúde do homem. Tudo para fazer com que os homens se sintam acolhidos ao tratar de um tema delicado e, ainda, considerado tabu.

Para Geraldo Gonçalves, Coordenador desta ação no Instituto Compartilha, a ação busca a conscientização dos homens sobre a importância do diagnóstico precoce na cura do câncer de próstata, alertando para que a qualquer suspeita os homens procurem de imediato ajuda médica.

“O Instituto Compartilha vai levar ações de prevenção e orientação para um público que, estaticamente, não busca ajuda médica como é o caso dos homens. Por meio de atividades educativas e atendimento médico primário, vamos assegurar que o público masculino dos municípios com os quais temos parcerias e nas comunidades em que atuamos, possam receber todas as orientações, atendimento e apoio necessário”, ressalta Geraldo.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, o câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

Leia também | Lei que disponibiliza absorventes a meninas e mulheres em vulnerabilidade social é sancionada

Sobre o Instituto Compartilha SAMEAC

O Instituto Compartilha – Sameac, com sede em Fortaleza, é uma instituição sem fins lucrativos, que tem como missão desenvolver soluções em saúde pública e ações para o fortalecimento das organizações da Sociedade Civil (OSC). Desde 1955, presta serviços exclusivos em saúde pública no Brasil. Ao longo de mais de 60 anos, realizou a gestão do Hospital Universitário Walter Cantídio e da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC).

O Instituto atua em parceria com prefeituras, empresas e outras instituições na área de saúde e Terceiro Setor.

Hoje, a instituição está presente nos municípios de Aratuba, Alcântaras, Senador Pompeu, Ipu, Hidrolândia, Croatá, Jijoca de Jericoacoara, Paracuru, São Gonçalo do Amarante, Santa Quitéria e Meruoca. Em Fortaleza, atua nas comunidades do João XXIII (Pau Pelado) e Barroso, com projetos de saúde e assistência social.

Leia também | Consumidores devem redobrar cuidados para não cair em golpes virtuais durante a Black Friday

Compartilhar

Artigos Relacionados

Política: Girão promete Raio em todos os municípios

Eduardo Girão participa de evento regional do Partido NOVO em Quixadá e apresenta propostas para segurança e saúde | Foto: divulgação

18/05/2026

Política: Girão promete Raio em todos os municípios Pré-candidato defende segurança, saúde e choque de gestão


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4

Redes Sociais

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 17/05/2026

    Hotel no Ceará: 7 erros que podem arruinar sua viagem (e como evitar) Comentado em Turismo: Ceará ganha voo BH-Fortaleza-Aracati

  • 13/05/2026

    Leilão que pode gerar 4,5 mil empregos no Ceará é ameaçado – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Leilão que pode gerar mais de 5 mil empregos no Ceará é ameaçado

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 26/04/2026

    Maria Lucileide Comentado em Educação: Seminário fortalece educação legislativa na Ibiapaba

  • 25/04/2026

    Alertas globais e pressões internas mexem com a economia mundial, 25 de abril de 2026, Economia – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: M7 Summit reúne lideranças e debate economia

  • 24/04/2026

    Rafaele Esmeraldo Comentado em Cultura: Musical cearense aborda amor e sofrência atual

Últimas Notícias

  • Política: Girão promete Raio em todos os municípios0
    Política: Girão promete Raio em todos os municípios Pré-candidato defende segurança, saúde e choque de gestão
    18/05/2026
  • Remédios para colesterol e corticoide são recolhidos0
    Saúde: Remédios para colesterol e corticoide são recolhidos Medicamentos das empresas Cimed e Hypofarma passam por recolhimento voluntário após identificação de problemas
    18/05/2026
  • Enem terá inscrição automática e mais locais0
    Educação: Enem terá inscrição automática e mais locais MEC anuncia mudanças no exame e prevê aplicação em até 10 mil novos pontos em 2026
    18/05/2026
  • Lula defende parceria com EUA em terras raras0
    Política: Lula defende parceria com EUA em terras raras Presidente afirma que Brasil manterá soberania sobre minerais estratégicos durante agenda em Campinas
    18/05/2026
  • Política: Áudio pode afetar pré-campanha de Flávio0
    Política: Áudio pode afetar pré-campanha de Flávio Analistas apontam risco entre eleitores moderados
    18/05/2026
  • Diplomacia: Irã envia nova proposta aos EUA para trégua0
    Diplomacia: Irã envia nova proposta aos EUA para trégua Mediação do Paquistão tenta destravar acordo no Oriente Médio
    18/05/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas