A banda Garotos da Capital foi a grande campeã do Festival de Música da Juventude de Fortaleza (FMJ), encerrado na noite de sexta-feira (12/04), em show realizado no calçadão da Praia de Iracema, com apresentação dos artistas convidados Mateus Fazeno Rock, FBC e BNegão. O FMJ é uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e Rede Cuca, e integra a programação do aniversário de 298 anos de Fortaleza.
Participando pela terceira vez da competição, a banda campeã disputou com outros dois projetos musicais classificados para a final: Yayá Vilas Boas, que levou o segundo lugar, e Iaiá do Vovô, que ficou na terceira colocação. O projeto musical A Esther que Canta levou o troféu de Aclamação Popular, eleito pelo público.
Garotos da Capital, Yayá Vilas Boas e Iaiá do Vovô garantiram a vaga na final após participarem de seletivas, nas quais disputaram 20 projetos musicais selecionados via edital. A etapas classificatórias aconteceram no Cuca José Walter e Cuca Jangurussu.
Além de troféu e um prêmio de R$ 12 mil, no próximo dia 19 de abril, a banda campeã fará uma apresentação no Circo Voador, uma das casas de shows mais tradicionais da cena musical carioca. O grupo faz show na mesma noite de Academia da Berlinda e Rapadura.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Para o grupo, que está junto desde 2016, tocar no mesmo palco onde já passaram alguns do maiores nomes da música brasileira foi a realização de um sonho. “A gente tá muito feliz! A gente vive essa banda todo dia, torce por isso. A gente tá indo pro Rio de Janeiro, tocar no Circo Voador, o sonho da minha vida. Todos os meus ídolos tocaram lá e vai ser incríve” , festejou Júllio Santos, integrante da Garotos da Capital.
Segundo o artista, projetos como o Festival de Música da Juventude são importantes para os grupos iniciantes não só pela visibilidade da banda, mas também pela troca de experiências. “Numa final como essa, não necessariamente a gente toca para um público que é o nosso. A gente pode fazer esse intercâmbio e gente que não conhece a banda passa a conhecer por causa disso. Conhecer outra galera da cena musical da própria cidade também é muito massa. A gente soma quando está todo mundo muito junto”, ressaltou o músico.
O secretário municipal da Juventude, Davi Gomes, também falou da importância do Festival para criar oportunidades para que jovens músicos de Fortaleza possam aprimorar e mostrar seu trabalho a diferentes públicos. “O Festival de Música da Juventude não tem um caráter apenas competitivo, ele também possui etapas de formação, com aulas, workshop e tutorias com profissionais mais experientes, e tudo isso soma no crescimento dos artistas que participam do festival de música, a grande maioria jovens e em início de carreira”, destacou o gestor. “Esse Festival é mais uma forma de apoiar as nossas juventudes e criar oportunidades para realizarem sonhos”, acrescentou.
Leia também| FAB diz estar de prontidão para resgatar brasileiros no Oriente Médio