

Documento e passaporte simbolizam o processo de solicitação de vistos para entrada nos Estados Unidos, alvo de possível nova restrição do governo Trump | Foto: divulgação
14 de janeiro de 2026 – O governo dos Estados Unidos teria decidido congelar a concessão de vistos para cidadãos de 75 países, incluindo o Brasil, segundo reportagem da rede norte-americana Fox News publicada nesta quarta-feira (14). Até o momento, não há confirmação oficial por parte das autoridades norte-americanas, e ainda não está claro se vistos de turismo também serão afetados pela medida.
De acordo com a emissora, a decisão teria sido tomada pelo Departamento de Estado dos EUA como parte de uma estratégia para conter a imigração e reavaliar os critérios atualmente utilizados para a concessão de vistos de entrada no país.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Segundo a Fox News, o congelamento deve entrar em vigor a partir do dia 21 de janeiro e não teria prazo definido para terminar. A reportagem afirma que a decisão se baseia em um memorando interno do Departamento de Estado, ao qual a emissora diz ter tido acesso.
O documento apontaria que a pausa na emissão de vistos é temporária e tem como objetivo permitir uma revisão mais rigorosa das políticas migratórias adotadas pelos Estados Unidos.
Procurada pelo g1, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil informou que ainda não havia sido oficialmente notificada sobre a nova restrição. O Itamaraty também foi acionado, mas não havia se manifestado até a última atualização das informações.
O governo norte-americano, por sua vez, ainda não se pronunciou publicamente para confirmar ou detalhar o alcance da suposta decisão.
Além do Brasil, outros 74 países estariam incluídos no congelamento, entre eles Irã, Rússia, Afeganistão, Iraque, Somália e Tailândia. A reportagem da Fox News afirma ainda que o memorando menciona a possibilidade de barrar a entrada de pessoas mais velhas e com sobrepeso.
Em novembro, a agência Associated Press já havia noticiado que o governo de Donald Trump avaliava diretrizes para restringir a entrada de pessoas obesas nos Estados Unidos, o que reforça a linha mais rígida adotada pela atual gestão.
Embora as restrições ainda não tenham sido oficialmente confirmadas, a medida estaria alinhada à nova estratégia de defesa e política externa dos Estados Unidos, divulgada em dezembro de 2025. O documento previa o endurecimento das regras de imigração e maior controle sobre a entrada de estrangeiros no país.
Leia também | Irã deve executar manifestante preso durante protestos, denuncia ONG
Tags: vistos EUA, governo Trump, imigração nos Estados Unidos, vistos para brasileiros, Departamento de Estado dos EUA, política migratória, visto americano, relações Brasil EUA, Fox News, Embaixada dos EUA, Itamaraty, política internacional, restrição de vistos, imigração, Portal Terra Da Luz