

Entre os condenados, 279 pessoas foram punidas por crimes graves | Foto: Joedson Alves/Agencia Brasil
13 de agosto de 2025 – O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou que 1.190 pessoas foram responsabilizadas pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, data marcada pela invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília. O balanço, divulgado pelo gabinete do ministro Alexandre de Moraes, revela detalhes das condenações e do andamento dos processos relacionados aos ataques à democracia.
Entre os condenados, 279 pessoas foram punidas por crimes graves, como tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa e deterioração de patrimônio público. As penas aplicadas pelo STF chegam a ultrapassar 17 anos de prisão.
Outros 359 condenados responderam por crimes mais leves, como incitação e associação criminosa. Apenas dez acusados foram absolvidos pelo Supremo Tribunal Federal.
Ao todo, o STF abriu 1.628 ações relacionadas ao 8 de janeiro: 518 ligadas a crimes graves e 1.110 a delitos menos graves.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Dos 1.190 responsabilizados, 113 já cumpriram pena e 112 permanecem presos. Ainda há 29 pessoas em prisão preventiva e 44 em prisão domiciliar, algumas com tornozeleira eletrônica.
O STF informou ainda que 552 acusados firmaram Acordo de Não Persecução Penal com o Ministério Público Federal (MPF), assumindo culpa por crimes menos graves e aceitando cumprir condições impostas pela Justiça. Esses casos envolvem pessoas que estavam acampadas em frente a quartéis, sem provas diretas de participação no golpe de Estado ou danos ao patrimônio público.
Leia também | Banco do Nordeste lidera entre bancos públicos na implantação da LGPD e conquista 98% de conformidade
Tags: STF, atos antidemocráticos, 8 de janeiro, Alexandre de Moraes, golpe de Estado, depredação Três Poderes, condenações STF, crimes contra democracia, Brasília