logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Show: Turnê de 20 anos de Jorge & Mateus desembarca em Fortaleza com megaestrutura e shows convidados
Show: Turnê de 20 anos de Jorge & Mateus desembarca em Fortaleza com megaestrutura e shows convidados
25/11/2025
Política: Senado aprova regulamentação da aposentadoria especial para agentes de saúde
Política: Senado aprova regulamentação da aposentadoria especial para agentes de saúde
25/11/2025
Exibir tudo

Justiça: STF comunica Câmara sobre perda do mandato do deputado Alexandre Ramagem Moraes determina cumprimento da decisão após condenação de 16 anos de prisão

Justiça: STF comunica Câmara sobre perda do mandato do deputado Alexandre Ramagem

Alexandre Ramagem está foragido. Ele fugiu para os Estados Unidos | Foto: Fellipe Sampaio/STF

25 de novembro de 2025 — O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (25) que o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), seja oficialmente comunicado sobre a perda do mandato do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), condenado por participação na trama golpista e atualmente foragido nos Estados Unidos.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Decisão cumpre condenação definida pela Primeira Turma do STF

Mais cedo, Moraes autorizou a execução das penas impostas a Ramagem e aos demais condenados no processo que investigou a tentativa de golpe. Ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), o deputado recebeu pena de 16 anos, um mês e 15 dias de prisão.

A perda do mandato parlamentar havia sido definida no dia 11 de setembro, quando a Primeira Turma da Corte concluiu o julgamento dos réus. Agora, com o trânsito da decisão, a determinação deve ser formalmente cumprida pela Mesa Diretora da Câmara.

Em sua decisão, Moraes reforçou a obrigatoriedade do ato: “Oficie-se à presidência da Câmara dos Deputados sobre a perda do mandato parlamentar, o qual deverá ser declarada pela Mesa da Câmara dos Deputados, nos termos do artigo 55, III, e §3º, da Constituição Federal”, escreveu o ministro.

Deputado está foragido nos Estados Unidos

Ramagem encontra-se foragido em Miami, nos Estados Unidos. Na semana passada, uma reportagem do site PlatôBR registrou imagens do parlamentar entrando em um condomínio na cidade norte-americana.

O deputado estava proibido pelo STF de deixar o país e havia sido obrigado a entregar todos os seus passaportes. Após a confirmação da fuga, a Câmara dos Deputados informou que não recebeu qualquer comunicação sobre a saída do parlamentar do território nacional, nem autorizou missão oficial no exterior.

A Casa também afirmou que Ramagem apresentou atestados médicos que cobrem os períodos de 9 de setembro a 8 de outubro e de 13 de outubro a 12 de dezembro, o que dificultou a detecção imediata de seu deslocamento para fora do país.

Leia também | STF define locais de prisão dos sete condenados pela trama golpista

Prisão: STF define locais de prisão dos sete condenados pela trama golpista

Tags: STF, Alexandre de Moraes, Alexandre Ramagem, perda de mandato, Câmara dos Deputados, política nacional, trama golpista, condenação, prisão, Hugo Motta, Abin, Justiça brasileira, caso Ramagem, foragido nos EUA, Miami, Supremo Tribunal Federal, decisão judicial, segurança institucional, crise política, investigação federal

Compartilhar

Artigos Relacionados

Internacional: Argentina concede refúgio a brasileiro

Manifestantes bolsonaristas invadem o Congresso Nacional durante os atos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília | Foto: Wallace Martins/Futura Press/Estadão Conteúdo

10/03/2026

Internacional: Argentina concede refúgio a brasileiro Condenado pelos atos de 8 de janeiro aguarda liberdade no país


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 06/03/2026

    Vitor Gabriel de lima Comentado em Inclusão: Prefeitura de São Gonçalo lança programa ‘Minha Primeira Chance’ com 220 vagas para jovens de 14 a 24 anos

  • 06/03/2026

    gardenia oliveira Comentado em Empreendedorismo Beira-Mar recebe a Feira Criativa neste fim de semana

  • 06/03/2026

    gardenia oliveira Comentado em Empreendedorismo Beira-Mar recebe a Feira Criativa neste fim de semana

  • 25/02/2026

    O Guia Definitivo do Imposto de Renda 2026: Estratégias de Conformidade, Otimização Setorial. – Camarinho Contabilidade Comentado em Imposto: IR 2026 começa em março; veja regras

  • 24/02/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Indústria: Feira da Indústria FIEC reúne líderes e shows

  • 24/02/2026

    Maria das Graças Crisostomo Andrade de Quental Comentado em Indústria: Feira da Indústria FIEC reúne líderes e shows

Últimas Notícias

  • Internacional: Argentina concede refúgio a brasileiro0
    Internacional: Argentina concede refúgio a brasileiro Condenado pelos atos de 8 de janeiro aguarda liberdade no país
    10/03/2026
  • Política: Bolsonaro pede visita de assessor de Trump0
    Política: Bolsonaro pede visita de assessor de Trump Ex-presidente solicita autorização ao STF para encontro na prisão
    10/03/2026
  • Justiça: Mendonça autoriza visitas sem gravação0
    Justiça: Mendonça autoriza visitas sem gravação Defesa de banqueiro pede garantia ao direito de defesa
    10/03/2026
  • Inclusão: Alece e Associação Fortaleza Down promovem inclusão por meio da arte0
    Inclusão: Alece e Associação Fortaleza Down promovem inclusão por meio da arte Parceria valoriza talentos artísticos de jovens com Síndrome de Down e prevê websérie, exposição e ações de conscientização
    09/03/2026
  • Ciência: Mistério dos “pontos vermelhos” no espaço0
    Ciência: Mistério dos “pontos vermelhos” no espaço Telescópio Webb pode ter visto estrelas do início do Universo
    09/03/2026
  • Polícia: PF prende delegado por tráfico de influência0
    Polícia: PF prende delegado por tráfico de influência Operação mira grupo que vendia favores para traficante internacional
    09/03/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas