

Os mandados de busca foram realizados em cinco municípios do Nordeste | Foto: divulgação/Polícia Federal
29 de julho de 2025 — A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira, a Operação Conexão Clandestina, com apoio da Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal do Brasil. O objetivo da ação é desmantelar uma associação criminosa responsável pela venda de aparelhos eletrônicos estrangeiros introduzidos ilegalmente no país, sem o pagamento de tributos e com ocultação do lucro obtido.

As investigações apontam para um esquema sofisticado de lavagem de dinheiro envolvendo diversos revendedores de eletrônicos na região do Cariri, no Ceará. Os produtos eram comercializados de forma clandestina, burlando os órgãos de fiscalização tributária.
Além disso, alguns dos investigados reproduziam ilegalmente marcas consolidadas do mercado e ofereciam consultoria sobre como adquirir e revender esses produtos de forma ilícita.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Ao todo, foram expedidos 17 mandados de busca e apreensão pela Justiça Federal, sendo cumpridos simultaneamente em endereços de 11 pessoas físicas e 6 pessoas jurídicas nos municípios de Juazeiro do Norte/CE, Crato/CE, Barbalha/CE, Iguatu/CE e Caruaru/PE.
O valor total do prejuízo aos cofres públicos ainda está em apuração e será calculado pela Receita Federal.
Entre os crimes em investigação estão:
O nome Conexão Clandestina remete à atuação organizada e recorrente do grupo criminoso, que se utilizava de rotas escusas para adquirir produtos eletrônicos, infringindo leis fiscais e de propriedade intelectual.
Leia também | Ciclone com ventos acima de 100 km/h causa destruição em São Paulo
Tags: operação policial, descaminho de eletrônicos, Receita Federal, Polícia Federal, Cariri, Juazeiro do Norte, crime fiscal, lavagem de dinheiro, sonegação, marcas falsificadas, operação no Ceará, operação em Pernambuco, eletrônicos contrabandeados, Conexão Clandestina