Programa de autodeportação promete incentivo financeiro e retorno legal aos EUA, afirma Trump | Foto: divulgação da Casa Branca/Agência Brasil
Durante entrevista à emissora Fox, exibida nesta terça-feira (15), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que pretende oferecer passagem aérea e auxílio financeiro a imigrantes ilegais que optarem por deixar voluntariamente o país. Segundo ele, essa proposta faz parte de um programa de autodeportação que ainda será detalhado.
Trump afirmou que o foco de seu governo está em expulsar “assassinos” e criminosos, mas que pretende trabalhar para o retorno legal daqueles que considera imigrantes “bons”. “Vamos dar um pouco de dinheiro e uma passagem de avião, e depois vamos trabalhar com eles, se forem bons”, declarou.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A proposta foi mencionada após o presidente assistir a um vídeo de um homem mexicano que vive ilegalmente nos EUA há mais de 20 anos e tem filhos americanos. Trump disse que gostaria de manter esse tipo de imigrante no país. “Olho para esse homem e penso: é alguém que queremos manter. Provavelmente vou ser criticado por dizer isso”, disse.
Apesar das declarações, Trump não apresentou medidas concretas ou datas para o início do programa. Ele também declarou que deseja ajudar hotéis e fazendas a preencher vagas com trabalhadores estrangeiros legais, prometendo apoio ao retorno de imigrantes em situação regular.
Leia também | China suspende entregas da Boeing e amplia guerra comercial com os EUA