logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Cenários: Senac Ceará apoia palestra do economista Ricardo Amorim em Fortaleza
Cenários Senac CE apoia palestra do economista Ricardo Amorim em Fortaleza
10/05/2022
Capacitação: Unifametro realiza palestras gratuitas sobre mercado digital
Capacitação Unifametro realiza palestras gratuitas sobre mercado digital
11/05/2022
Exibir tudo

Infraestrutura Prefeito Sarto lança o maior pacote de recuperação de vias urbanas da história de Fortaleza Orçado em R$ 60 milhões, o pacote tem por objetivo requalificar as principais vias da capital em até 100 dias

Infraestrutura: Prefeito Sarto lança o maior pacote de recuperação de vias urbanas da história de Fortaleza

Durante o anúncio, Sarto destacou que as obras devem iniciar imediatamente após o término da quadra chuvosa, que foi bastante intensa na capital | Foto: Thiago Gaspar/PMF

A Prefeitura de Fortaleza lançou, nesta terça-feira (10/05), um pacote de R$ 60 milhões em investimentos para a recuperação de vias públicas. Este é o maior pacote de requalificação de vias urbanas já realizado na história da capital, prevendo intervenções de recuperação asfáltica, limpeza, sinalização e iluminação pública. O objetivo é requalificar todas as principais ruas e avenidas da capital em até 100 dias.

Durante o anúncio do pacote de intervenções, Sarto destacou que as obras devem iniciar imediatamente após o término da quadra chuvosa, que foi bastante intensa na capital.

“Nós queremos, assim que a chuva cessar, iniciar o programa imediatamente. Este ano choveu muito, por conta disso estamos quadruplicando as equipes que atuam nos trabalhos de recuperação asfáltica, e as vias receberão limpeza, sinalização e iluminação pública”, ponderou o prefeito.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

De acordo com o prefeito Sarto, os serviços atendem a uma demanda legítima e constante da população. “Essa é uma cobrança constante da população, mas é preciso ter prudência, pois não adiantaria fazer essas intervenções na época de chuvas”.

Este ano, Fortaleza registrou 40 dias consecutivos de chuva intensa e o maior índice pluviométrico no mês de março, desde o ano de 1973.

Apresentação do pacote de recuperação de vias públicas

homens tapando buraco
Operação dará prioridade às 90 principais avenidas da Capital

A gestão municipal realizará a recuperação asfáltica de 500 mil m² de vias públicas. Para isso, a Prefeitura quadruplicou o número de equipes, saltando para 15, que trabalharão diariamente na execução do serviço. Com investimento de R$ 22 milhões, a operação dará prioridade às 90 principais avenidas da Capital, seguindo para os 40 quadrantes de maior fluxo, com ciclovias e ciclofaixas, que somam mais de 1.200 vias, e finalizando nas vias secundárias.

Os serviços de pavimentação asfáltica são realizados pela Prefeitura de Fortaleza durante todo o ano e intensificados ao final da quadra chuvosa. De janeiro a abril de 2022, foram recuperadas 174 vias em toda a cidade com o objetivo de facilitar a mobilidade e garantir segurança ao tráfego do transporte público, pedestres e ciclistas.

As ações estão previstas para iniciar na próxima segunda-feira (16/05), com duração de quatro meses, e serão realizadas pelas Secretarias da Gestão Regional (Seger), da Infraestrutura (Seinf) e da Conservação e Serviço Públicos (SCSP).

Leia também | Produção de veículos sobe 0,4% em abril, diz balanço da Anfavea

Iluminação pública

Dando continuidade às ações de modernização da iluminação pública de Fortaleza, a Prefeitura investirá R$ 8 milhões, ao longo dos quatro meses da operação de recuperação das vias.

Durante o anúncio do pacote de intervenções, Sarto pontuou que a Prefeitura realizará as melhorias na iluminação urbana de forma conjunta à recuperação asfáltica, trazendo maior conforto e segurança à população. O investimento se soma aos R$ 500 mil reais já destinados mensalmente para manutenção.

“Nosso objetivo é modernizar a iluminação, investindo na instalação de lâmpadas HID ou LED de luz branca, que proporcionam maior visibilidade e geram segurança e comodidade nas vias públicas da cidade”.

O prefeito destacou ainda que a Prefeitura intensificará os trabalhos de conscientização e policiamento relacionados ao furto de fios da rede elétrica da capital.

“Somente este ano, já foram furtados mais de 500 km de fios na capital. Este é um problema sério e que impacta a segurança e a iluminação pública. Iremos trabalhar a consciência dos cidadãos, mas também reforçar o trabalho de polícia a fim de identificar esse comércio paralelo de fios”, expôs o prefeito.

Atualmente, Fortaleza possui mais de 200 mil pontos de iluminação pública. Destes, cerca de 96% são compostos por luz branca: HID ou LED, o que proporciona mais segurança, luminosidade e comodidade em espaços públicos.

De janeiro a março deste ano, 531 pontos foram modernizados, com a substituição de luz amarela pela branca ou instalação de LED, além de mais 138 pontos novos que foram instalados.

Leia também | Entidades médicas esperam decisão da Anvisa sobre cigarro eletrônico

Limpeza

Vinte equipes atuarão na limpeza de espaços públicos da capital, executando serviços de varrição e capinação em vias, praças e areninhas, por exemplo. Com investimento de R$ 28 milhões, a ação contemplará cerca de 208 logradouros, sendo 90 deles de maior fluxo. A operação terá início nas principais avenidas, passando, posteriormente, aos espaços públicos, e por fim, às vias secundárias.

No primeiro trimestre de 2022, foram recolhidas mais de 24 mil toneladas de lixo dos mananciais, canais e bocas de lobo da capital. A Prefeitura também realizou a limpeza em 125 canais e lagoas, além da desobstrução de mais de 2 mil bocas de lobo em diversos bairros de Fortaleza.

Para a realização dos serviços, a gestão contou com equipes de trabalhadores e o auxílio de retroescavadeiras, escavadeiras hidráulicas e caminhões multiuso. Além de lixo, as ações de limpeza recolhem móveis velhos, dejetos, recicláveis e aguapés.

Sinalização

Durante os quatro meses da operação, a sinalização das vias também ganhará reforço de investimento, sendo renovadas nos principais corredores de tráfego que registram maior fluxo de veículos. Serão investidos cerca de R$ 2 milhões no projeto, que contemplará inicialmente vias como Presidente Costa e Silva, Godofredo Maciel, Dr. Theberge, Juscelino Kubitschek, Murilo Borges, Padre Pedro de Alencar, José Jatahy e Carneiro de Mendonça.

Leia também | Indústria cresce em nove dos 15 locais analisados pelo IBGE

Economia Indústria cresce em nove dos 15 locais analisados pelo IBGE
Compartilhar

Artigos Relacionados

Regional 7 recebe projeto Nossa Casa é de Todos

Sessão plenária itinerante do projeto Nossa Casa é de Todos será realizada na Regional 7 com participação de estudantes e moradores. | Foto: Érika Fonseca/CMFor

24/06/2026

Cidadania: Regional 7 recebe projeto Nossa Casa é de Todos Sessão plenária itinerante da Câmara de Fortaleza acontece nesta quinta-feira e aproxima população dos debates legislativos


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 22/06/2026

    image to video ai Comentado em Digital Como criar apresentações profissionais com IA em minutos

  • 20/06/2026

    leidenalva da Silva Pereira Comentado em Memorabilia Integrantes da Boyce Avenue assinam guitarras doadas ao Hard Rock Cafe Fortaleza

  • 20/06/2026

    Wimbledon: regras de etiqueta, famosos na torcida e os favoritos › Trending Top Comentado em Tênis: João Fonseca fica no top 25 do ranking da ATP

  • 18/06/2026

    Segurança: Operação investiga esquema bilionário de bets ilegais – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Segurança: Operação investiga esquema bilionário de bets ilegais

  • 18/06/2026

    Política: Motta nega irregularidade em operação de R$ 22 mi do Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: Motta nega irregularidade em operação de R$ 22 mi do Master

  • 17/06/2026

    Energia: ONS prepara reservatórios para El Niño – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: ONS prepara reservatórios para El Niño

Últimas Notícias

  • Regional 7 recebe projeto Nossa Casa é de Todos0
    Cidadania: Regional 7 recebe projeto Nossa Casa é de Todos Sessão plenária itinerante da Câmara de Fortaleza acontece nesta quinta-feira e aproxima população dos debates legislativos
    24/06/2026
  • Ceará recebe 29 mil doses da vacina Pneumo 200
    Vacinação: Ceará recebe 29 mil doses da vacina Pneumo 20 Novo imunizante incorporado ao SUS protege crianças contra 20 sorotipos da bactéria causadora de pneumonia, meningite e outras doenças graves
    24/06/2026
  • Tecnologia: China apresenta laser contra drones de guerra0
    Tecnologia: China apresenta laser contra drones de guerra Equipamento portátil da série Lijian pode ser transportado por soldados e promete abater drones com laser de alta energia em campo de batalha
    24/06/2026
  • Segurança: Tags viram ameaça contra mulheres em SP0
    Segurança: Tags viram ameaça contra mulheres em SP Dispositivos de rastreamento escondidos em carros, bolsas e objetos pessoais têm sido usados para perseguir mulheres; prática pode configurar crime de stalking
    24/06/2026
  • Lula cria plataforma para combater roubo de celulares0
    Segurança: Lula cria plataforma para combater roubo de celulares Decreto transforma o programa Celular Seguro em política permanente e cria banco nacional para rastrear aparelhos com restrição
    24/06/2026
  • ANS quer ampliar cobertura da mamografia digital0
    Saúde: ANS quer ampliar cobertura da mamografia digital Proposta prevê que planos de saúde cubram o exame para qualquer pessoa com indicação médica, sem limite de idade ou gênero
    24/06/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas