Um olhar para o futuro, sem esquecer o presente da inclusão profissional do Ceará por meio de uma parceria para otimizar, idealizar e expandir projetos em diversos âmbitos, principalmente o educacional. Esse é o principal objetivo do termo de cooperação técnica assinado entre o Presidente da Fecomércio CE, Luiz Gastão Bittencourt, e o Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, José Wally Mendonça.
O acordo foi celebrado, nesta terça-feira (31/08), durante visita técnica ao Senac Reference, em Fortaleza. No primeiro momento, Luiz Gastão fez uma apresentação sobre atuação da Fecomércio, Sesc e Senac Ceará nas áreas do conhecimento, cultura e promoção social com dados sobre os projetos realizados e reforçou a necessidade de parcerias com o poder público para aumentar o impacto dessas ações.
Em seguida, a comitiva formada por diretores do IFCE conheceu as instalações do Senac Reference, equipamento de excelência do Senac Ceará. Durante a visita, foram apresentados os laboratórios de ensino técnico profissionalizante nas áreas de modelagem computadorizada, estética capilar e coquetelaria, além das áreas de lazer e estudo que, de acordo com os gestores da unidade, utilizam tecnologia de ponta voltadas ao aprendizado.
Ao fim da visita, o presidente da Fecomércio e o Reitor do IFCE destacaram o potencial das futuras parcerias. Para o reitor do IFCE, José Wally Mendonça, o termo assinado vai possibilitar uma integração das ações com mútua utilização da estrutura de cada instituição devido a sinergia no que fazem.
“O acordo que estamos assinando permitirá mobilidade, não somente acadêmica, mas profissional entre os servidores e colaboradores do sistema. Integrar tecnologias às ações que a Fecomércio produz e atender aos parceiros e sindicalizados do sistema Fecomércio, não somente em expertise e capacitação do IFCE, mas também ter nossos servidores e estudantes sendo atendidos com o que o sistema Fecomércio tem de tão importante, no que se refere à arte, cultura, projetos sociais e integração com a sociedade”, analisa Mendonça.
Cristiane Borges, pró-reitora de ensino do IFCE, acredita que o acordo tem impacto também para o crescimento do Ceará. “Somos duas instituições com uma capilaridade muito grande, com serviços e informações que se complementam e que irão somar forças”. Ela explica como será o trabalho entre o IFCE e Fecomércio no período inicial de parceria: “Queremos estudar o cenário de cada região onde as instituições atuam para realizar iniciativas que promovam a economia daquela região através da economia criativa e empreendedorismo, por exemplo”.
O Presidente Luiz Gastão, ressaltou a estrutura tecnológica e de capacitação da Fecomércio CE e do IFCE para a formação de pessoas e o desenvolvimento de tecnologias de ponta.
“Vamos juntar boa parcela da sociedade que está sob a representatividade da Federação do Comércio com as ações do IFCE, Senac e Sesc para modernizar todas essas ações e, principalmente, chegar aonde nós mais precisamos para formar pessoas e desenvolver mercados”, comentou.
Gastão defendeu a união para a capilaridade e competência das duas instituições, detalhando o Observatório do Comércio como um dos primeiros projetos em elaboração conjunta: “o objetivo é mapear as potencialidades de desenvolvimento humano e empreendedor para o segmento do comércio de bens e serviços do Estado,” explicou o presidente.
Leia também | Produção de cacau começa a apresentar bons resultados no Ceará