

Representantes do Seacec, autoridades e lideranças empresariais durante solenidade na Alece que celebrou os 40 anos de atuação da entidade no Ceará. | Foto: divulgação
10 de junho de 2026 – O Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação, Limpeza Urbana e Terceirização de Mão de Obra do Estado do Ceará (Seacec) foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) durante sessão solene realizada na última segunda-feira (8), em comemoração aos 40 anos de atuação da entidade.
A solenidade reuniu parlamentares, autoridades, empresários, lideranças setoriais, formadores de opinião e ex-presidentes do sindicato. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Davi de Raimundão e destacou a importância econômica e social do segmento para o desenvolvimento do Estado.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Durante o evento, o Seacec recebeu reconhecimento por sua trajetória de fortalecimento do setor de serviços, considerado estratégico para a geração de empregos e renda no Ceará.
Representando os homenageados, o ex-presidente do Seacec, Carlos Gualter Gonçalves de Lucena, destacou a relevância histórica da entidade na consolidação e profissionalização das atividades ligadas ao asseio, conservação, limpeza urbana e terceirização.
O atual presidente do sindicato, Fabiano Barreira da Ponte, ressaltou a construção coletiva da instituição e o alcance social do segmento.
“O setor impacta diretamente cerca de 100 mil vidas no Estado”, destacou o dirigente.
O presidente da Fecomércio Ceará, Luiz Fernando Bittencourt, enfatizou a importância institucional do Seacec ao longo das últimas quatro décadas, enquanto o deputado federal Luiz Gastão Bittencourt, fundador e primeiro presidente da entidade, relembrou marcos históricos e conquistas alcançadas pelo setor durante sua trajetória.
Após a sessão solene, os convidados participaram de um coquetel na sede do sindicato. Na ocasião, foi realizado o descerramento da placa que oficializa a nomeação da sede do Seacec em homenagem ao seu fundador e primeiro presidente, Luiz Gastão Bittencourt.
Leia também | Alece analisa criação de cargos para professores da Uece
Tags: Seacec, Alece, Assembleia Legislativa do Ceará, sindicato patronal, asseio e conservação, limpeza urbana, terceirização de mão de obra, setor de serviços, geração de empregos, economia cearense, Fabiano Barreira da Ponte, Luiz Gastão Bittencourt, Fecomércio Ceará, Carlos Gualter Gonçalves de Lucena, Davi de Raimundão, empresários do Ceará, desenvolvimento econômico, entidades empresariais, Portal Terra da Luz