

Recursos de multas de trânsito poderão financiar habilitação para pessoas de baixa renda | Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
27 de junho de 2025 — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta sexta-feira (27) o projeto de lei que autoriza o uso de recursos arrecadados com multas de trânsito para financiar a habilitação de condutores de baixa renda. A nova legislação também define regras para transferência eletrônica de propriedade de veículos em todo o Brasil.
A norma, já em vigor, beneficia cidadãos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Antes da mudança, a destinação dos recursos provenientes de multas era limitada à sinalização, fiscalização, policiamento e educação de trânsito, sem previsão para o custeio da formação de condutores.
Com a nova legislação, esses recursos poderão ser usados para pagar taxas, exames e demais despesas relacionadas ao processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para pessoas de baixa renda.
A proposta foi apresentada pelo deputado José Guimarães (PT-CE) e aprovada pelo Congresso Nacional em maio.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A nova lei também regulamenta a transferência eletrônica de propriedade de veículos, permitindo que o contrato de compra e venda seja assinado digitalmente, por meio de assinaturas eletrônicas qualificadas ou avançadas, com validade nacional.
A vistoria veicular de transferência também poderá ser realizada em formato eletrônico, seguindo critérios estabelecidos pelos órgãos executivos de trânsito dos estados e do Distrito Federal.
Segundo o Palácio do Planalto, os contratos digitais deverão ser acatados por todos os órgãos de trânsito, promovendo mais agilidade e segurança jurídica ao processo de compra e venda de veículos.
Leia também | Conta de luz segue mais cara em julho com manutenção da bandeira vermelha, decide Aneel
Tags: CNH social, multas de trânsito, Lula, lei sancionada, José Guimarães, CadÚnico, CNH gratuita, transferência eletrônica de veículos, contrato digital, trânsito