logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Religião: Papa nomeia cientista brasileiro para conselho
Religião: Papa nomeia cientista brasileiro para conselho
30/03/2026
Política: Caiado promete anistia ampla se eleito presidente
Política: Caiado promete anistia ampla se eleito presidente
30/03/2026
Exibir tudo

Direitos: Ceará firma pacto contra feminicídio na Alece Iniciativa reúne instituições para fortalecer políticas públicas de proteção às mulheres e combate à violência de gênero

Direitos: Ceará firma pacto contra feminicídio na Alece

Presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), durante sessão solene de assinatura do pacto | Foto: Dário Gabriel/Alece

30 de março de 2026 – A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realizou, nesta segunda-feira (30), a assinatura do Pacto contra o Feminicídio no Ceará, reunindo representantes de instituições públicas e da sociedade civil em um esforço conjunto para ampliar ações de prevenção, proteção às vítimas e responsabilização dos agressores.

O evento ocorreu no Auditório Deputado Murilo Aguiar, no Palácio Deputado Adauto Bezerra, sede do Legislativo estadual, e marca um novo passo na construção de políticas públicas integradas voltadas à defesa dos direitos das mulheres.

A iniciativa foi proposta pelo presidente da Alece, Romeu Aldigueri, em parceria com a deputada Larissa Gaspar, com apoio de lideranças institucionais.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Ceará lança pacto histórico contra feminicídio na Alece

Estratégia integrada contra a violência

Durante a solenidade, Romeu Aldigueri destacou a relevância do pacto para o fortalecimento das políticas públicas no estado. “Junto com todas as deputadas da Casa, [ela] faz um trabalho muito grande na questão das prerrogativas dos direitos e da defesa das mulheres cearenses”, afirmou, ao elogiar a atuação de Larissa Gaspar.

A parlamentar ressaltou o caráter coletivo da proposta e sua importância no enfrentamento à violência de gênero. “É uma grande estratégia interinstitucional para poder avançar nas políticas públicas que promovam a prevenção à violência contra a mulher”, disse.

Ela também alertou para os impactos da impunidade. “A impunidade só gera a banalização e a repetição dessa violência”, afirmou. Segundo Larissa, o pacto busca garantir acolhimento mais humanizado às vítimas e respostas mais rápidas e efetivas contra os agressores.

A deputada ainda reforçou o compromisso social da iniciativa. “Esse mundo de violência contra a mulher definitivamente não é o mundo que a gente quer”, declarou.

Participação de instituições e autoridades

A cerimônia contou com a presença da vice-governadora do Ceará, Jade Romero, além de representantes do governo federal, do Judiciário, Ministério Público e entidades da sociedade civil.

A secretária executiva do Ministério das Mulheres, Eutália Barbosa, destacou a importância da articulação entre diferentes esferas de poder. “Só é possível [combater] por meio de uma ação colaborativa e articulada tanto com os três poderes da República, como também os três níveis da federação”, afirmou.

Ela ainda demonstrou expectativa de que a iniciativa inspire outros estados. “Esperamos que os outros estados também vejam esse exemplo e construam pactos dessa natureza nas estruturas estaduais”, acrescentou.

Plano de ações e próximos passos

Como resultado do pacto, será elaborado um Plano de Ações Integradas, construído de forma colaborativa entre as 16 instituições participantes. O objetivo é ampliar a efetividade das políticas públicas de combate à violência contra a mulher no Ceará.

De acordo com o secretário-executivo do Centro de Estudos e Atividades Estratégicas da Alece, Paulo Roberto Nunes, o processo será dividido em etapas. “Esse é o primeiro de uma série de três documentos que nós vamos desenvolver ao longo do pacto”, explicou.

Ele detalhou ainda que serão realizadas oficinas para diagnóstico da situação atual e definição de estratégias futuras. “No segundo momento, serão oficinas que discutirão o seguinte: ‘E aí, o que faremos?’”, afirmou.

A assinatura do pacto contou com a adesão de diversas autoridades, incluindo parlamentares, representantes do Judiciário e lideranças de órgãos de controle e defesa dos direitos das mulheres.

Leia também | PSD lança Caiado ao Planalto

Política: PSD lança Caiado ao Planalto

Tags: feminicídio Ceará, pacto contra feminicídio, Alece, Assembleia Legislativa do Ceará, Romeu Aldigueri, Larissa Gaspar, políticas públicas mulheres, combate à violência, direitos das mulheres, violência de gênero, Ministério das Mulheres, Jade Romero, Eutália Barbosa, segurança pública Ceará, justiça social, igualdade de gênero, Portal Terra Da Luz

Compartilhar

Artigos Relacionados

Clima: Seca avança no mundo e vira tema da COP17

Seca avança no Brasil e no mundo, ameaça populações vulneráveis e será tema central da COP17, na Mongólia | Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

16/08/2026

Clima: Seca avança no mundo e vira tema da COP17 Fenômeno atinge todas as regiões do Brasil, ameaça populações vulneráveis e será debatido em conferência da ONU na Mongólia


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 16/08/2026

    Aviação: Avião elétrico faz 1º voo com US$ 5 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Aviação: Avião elétrico faz 1º voo com US$ 5

  • 14/08/2026

    Segurança: RioMar promove campanha contra violência às mulheres – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Segurança: RioMar promove campanha contra violência às mulheres

  • 13/08/2026

    Infarto e AVC crescem entre adultos jovens no Brasil - Portuguese.HCNTimes.com Comentado em Saúde: Infarto e AVC crescem entre adultos jovens no Brasil

  • 13/08/2026

    Fortaleza terá Fenacce 2026 e Copa Brasil de Vela de Praia em agenda de eventos – Agora em Fortaleza Comentado em Fenacce: Ceará lança edição 2026 em Fortaleza

  • 12/08/2026

    Política: Alece aprova projetos do MPCE e do Executivo – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: Alece aprova projetos do MPCE e do Executivo

  • 11/08/2026

    Segurança: Operação mira grupo suspeito de interferir em eleições – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Segurança: Operação mira grupo suspeito de interferir em eleições

Últimas Notícias

  • Clima: Seca avança no mundo e vira tema da COP170
    Clima: Seca avança no mundo e vira tema da COP17 Fenômeno atinge todas as regiões do Brasil, ameaça populações vulneráveis e será debatido em conferência da ONU na Mongólia
    16/08/2026
  • Justiça: Lei amplia punição por violência sexual infantil0
    Justiça: Lei amplia punição por violência sexual infantil Nova norma agrava penas, inclui conteúdos produzidos com inteligência artificial e cria ferramentas para investigação digital
    16/08/2026
  • Mundo: Ucrânia lança megataque contra Rússia0
    Mundo: Ucrânia lança megataque contra Rússia Rússia afirma ter derrubado mais de 800 drones ucranianos em uma das maiores ofensivas aéreas desde o início do ano
    16/08/2026
  • Eleições: Campanha presidencial começa no domingo ‣0
    Eleições: Campanha presidencial começa no domingo Candidatos ao Palácio do Planalto iniciam atos oficiais em locais simbólicos de suas trajetórias políticas
    16/08/2026
  • Política: Marcelo Porto presidirá Câmara de Aracati0
    Política: Marcelo Porto presidirá Câmara de Aracati Vereador foi eleito por unanimidade para comandar o Legislativo no biênio 2027/2028 e chega ao terceiro mandato como presidente da Casa
    15/08/2026
  • Fiscalização: Crea-CE inicia ação na carcinicultura0
    Fiscalização: Crea-CE inicia ação na carcinicultura Força-tarefa nacional começa nesta segunda-feira, 17, e mobiliza representantes do Confea e de 21 Creas no Ceará
    15/08/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas