Uma pesquisa divulgada em junho deste ano pela revista Abril, apontou que o brasileiro passa em média 5,4 horas por dia no celular. O número é 30% maior que o registrado antes da pandemia da covid-19 assombrar o mundo. É como se os brasileiros passassem mais de um terço do tempo que estão acordados (considerando uma noite de sono de 8h) ligados no celular.
E quando se fala em crianças e adolescentes esse tempo pode se estender um pouco mais, principalmente durante as férias.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Esse tempo excessivo exposto às telas “pode gerar ansiedade, transtornos de humor, comportamento agressivo, déficit de atenção e ainda depressão”. Quem afirma são as psicólogas Natasha Barrocas e Renata Forti, idealizadoras do projeto Fora da Caixa.
A fim de auxiliar pais e responsáveis sobre estratégias que podem amenizar o uso dos recursos tecnológicos, é que será realizado no dia 26 de novembro um Workshop sobre dependência tecnológica.
Durante três horas palestras, atividades e momentos de interação prometem alertar e trazer uma nova perspectiva sobre quais estratégias utilizar para garantir um tempo de qualidade entre pais e filhos. O objetivo é resgatar brincadeiras e atividades que não façam uso de tablets, computadores ou smartphones.
No ato da inscrição também é solicitada a doação de 50 reais mais 2 quilos de alimentos. Doações serão revertidas para a caravana Natal de amor. Evento idealizado pelo Grupo Amor em parceria com o Grupo Fora da Caixa.
Workshop sobre dependência tecnológica
Data: 26 de novembro
Hora: 09h
Local: Mundo Akar – Rua Felipe Nery, 1000 – Guararapes
Inscrição: R$ 50,00 + 2 quilos de alimentos
Realização: Grupo Fora da Caixa – @grupo.foradacaixa
Leia também | Parque em Campos do Jordão ganha novo teleférico