Promover o acesso dos micro e pequenos negócios a novos mercados internacionais. É com esse objetivo que o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), assinou Memorando de Entendimento com o Instituto Jovem Exportador, na tarde dessa quinta-feira (25/08). A assinatura aconteceu na cerimônia de abertura da 6° edição do Ceará Global, evento que aborda a temática dos negócios internacionais, este ano com foco nas energias renováveis, economia criativa e economia da mar.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O documento, que também foi assinado por representantes do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Associação dos Jovens Empresários (Aje) e Universidade de Fortaleza (Unifor), regula a forma e as condições pelas quais as partes se propõem a direcionar suas potencialidades. Atuando em cooperação mútua, o Memorando vai promover a internacionalização de micro, pequenas e médias empresas em território cearense e apoiar o empreendedorismo jovem no Ceará.
“As inteligências do setor produtivo, da academia, do Governo e as entidades estão engajadas para fazer o Ceará prosperar. Vamos projetar a economia do Ceará internacionalmente e agregar compromissos sociais que certamente trazem transformações em prol da população”, afirmou a governadora Izolda Cela.
As tratativas para a parceria com o Instituto Jovem Expotador começaram em 2021, por meio da equipe da Secretaria Executiva de Comércio, Serviços e Inovação da Sedet. Para o secretário executivo, Júlio Cavalcante, a internacionalização da economia do Estado é uma estratégia fundamental para acelerar o desenvolvimento econômico e social. “Grandes empresas têm tido apoio de Associações Empresariais, políticas públicas e também recursos próprios para trabalhar a internacionalização.
As pequenas empresas, incluindo as startups, tem menos opções de apoio para esta ação essencial para a sua sustentabilidade e crescimento. A assinatura desse memorando é mais um marco da unidade que estamos construindo em prol do desenvolvimento do Ceará. É a formalização de uma promissora parceria entre atores fundamentais para estender a internacionalização para as novas pequenas e microempresas”, explicou Júlio.
O Instituto Jovem Exportador auxilia na inclusão de pequenos negócios no comércio internacional. “O objetivo é garantir aos pequenos negócios um acesso mais direto ao mercado internacional para seus produtos, em condições mais justas e equitativas,” explicou Ronan Pires, presidente do Instituto. “Além disso, as empresas têm acesso a produtos e serviços melhores ou mais baratos. A importação traz recursos e tecnologias inovadoras que aumentam a produtividade das empresas e conecta o Brasil com as novas tendências de mercado,” complementou.
Leia Também|Novo acordo sobre tragédia de Mariana não sai, e governo mineiro deixa mesa