O prefeito José Sarto inaugurou, nesta quinta-feira (11/05), o Centro de Educação Infantil (CEI) Francisca Rodrigues de Sousa, localizado no bairro Parque Dois Irmãos. Esta é a 27ª unidade de Educação Infantil inaugurada na gestão, sendo a quarta aberta neste ano. Ao longo de 2022, o prefeito entregou à população 12 novos CEIs.
“É um prazer muito grande entregar para o Parque Dois Irmãos esse equipamento, que tem um valor agregado que é imensurável, proporcionando um ambiente para pais e mães que não tinham onde deixar o seu filho. Hoje, com os 27 novos CEIs entregues, nós temos quase 4.600 pais e mães que vão trabalhar deixando o seu filho aqui com a certeza de que serão bem alimentados, cuidados e educados”, reforçou o prefeito.
A nova unidade de Educação Infantil atende 182 crianças de seis meses a 3 anos, disponibilizando atendimento do berçário ao Infantil 3. O novo equipamento teve investimento total no valor de R$ 4.590.285,94, provenientes do tesouro municipal. A Prefeitura investiu ainda R$170.481,87 em equipamentos.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A infraestrutura do CEI é composta por berçário, Sala de Inovação e Tecnologias, salas de aula, banheiros com acessibilidade, cozinha, refeitório, despensa, lavanderia com depósito para material de limpeza, fraldário, lactário, secretaria, coordenação, sala de professores, entre outros espaços. O projeto contempla, ainda, área de lazer com playground e solarium.
Para Jonathan Gonçalves, o novo equipamento é de extrema importância para o desenvolvimento de Jonathan Filho, de 3 anos, portador da síndrome de down. “As professoras são excelentes, eu já vejo a diferença no desenvolvimento do meu filho. Nós estávamos precisando desse espaço na região”, conta ele.
Com a entrega da unidade, a Prefeitura contabiliza 27 novos CEIs inaugurados na gestão do prefeito Sarto – nos bairros Parque Dois Irmãos, Passaré, Planalto Ayrton Senna, no Bom Jardim (Residencial Miguel Arraes), dois no São Bento, dois no Edson Queiroz (um deles no Residencial Yolanda Queiroz), dois no José Walter, Papicu, dois no Itaperi, Vicente Pinzón, Sapiranga, Messejana, Barra do Ceará, Rodolfo Teófilo, Luciano Cavalcante, Aracapé, Bonsucesso, Vila União, dois no Jangurussu, Cais do Porto, Granja Portugal e Henrique Jorge.
Fortaleza conta ainda com sete unidades de Educação Infantil em construção e outras 16 em licitação, elaboração de projetos e planejamento. Até o final de 2024, serão 50 novos CEIs incorporados ao parque escolar da Rede Municipal. “A educação infantil é a base para o desenvolvimento cognitivo e motor. Nós observamos também algo que é elementar na alfabetização das crianças, que é a escrita. Então, toda essa vivência neste espaço fortalece o letramento e inicia a educação infantil das crianças”, explica Dalila Saldanha, titular da Educação de Fortaleza.
As crianças matriculadas nos Centros de Educação Infantil (CEI) da Rede Municipal de Ensino recebem cinco refeições diárias e todo o material necessário, como fardamento, mochila, kit pedagógico e material de higiene para uso na rotina da unidade escolar.
O nome da unidade é uma homenagem à Francisca Rodrigues, conhecida como Tia Francisca. Sempre envolvida com ações sociais voltadas para crianças e idosos do bairro Parque Dois Irmãos, tia Francisca manteve ao longo de sua trajetória uma ótima relação com as gestões públicas em prol de melhorias para a comunidade da região. Dona Francisca Rodrigues de Sousa faleceu em 1999.
O evento contou com a presença dos vereadores Moura Taxista, Wander Alencar e Raimundo Filho, além dos deputados Antônio Henrique e Cláudio Pinho. Também estiveram presentes os secretários Samuel Dias (infraestrutura) e Fábio Rubens (Regional 8).
Leia também | Fortaleza recebe 18ª edição da Restaurant Week
Todas os novos CEIs recebem a Sala de Inovação e Tecnologias na Educação Infantil, um espaço de referência na unidade escolar organizado em ilhas de tecnologias diversificadas voltadas para apoiar o desenvolvimento e o interesse das crianças, a partir de um currículo para a primeira infância, tendo como arcabouço as tecnologias aliadas à proposta curricular da Educação Infantil.
No espaço, a partir das múltiplas linguagens e dos direitos de aprendizagem, as crianças irão explorar novos conhecimentos, aprendendo a pesquisar, questionar, expressar sua opinião, elaborar hipóteses e ideias, de maneira lúdica e interativa, tornando o processo de aprendizagem mais interessante.
“A inovação está integrada ao currículo. Então a sala de inovação vai fortalecer toda essa dinâmica de integração do cuidado, educar e brincar, transformando o desenvolvimento da criança em algo concreto, em todos os seus aspectos, motor, social e também das relações com a família, pois a família também participa desse processo”, explica Dalila.
Leia também | Fortaleza apresenta atrativos turísticos em São Paulo