

Desinteresse pela Engenharia pode comprometer inovação no Brasil | Foto: reprodução
26 de agosto de 2025 – Uma pesquisa nacional encomendada pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e realizada pelo Instituto Locomotiva revelou um dado preocupante para o futuro da inovação no país: apenas 12% dos estudantes do Ensino Médio demonstram interesse em cursar Engenharia, o que representa cerca de 2,3 milhões de jovens no Brasil, segundo estimativa baseada na PNAD 2024.
O levantamento mostra que a falta de identificação com a carreira, as dificuldades com matemática e os altos custos da graduação estão entre os principais fatores que afastam os estudantes. Para especialistas, o desinteresse pelos cursos de Engenharia pode gerar uma escassez de profissionais em setores estratégicos como infraestrutura, tecnologia, energia e indústria, comprometendo a competitividade do país.
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De acordo com a pesquisa, 79% dos entrevistados acreditam que falhas na educação básica são desestimulantes para iniciar ou continuar um curso de graduação. A disciplina de Matemática é o ponto mais crítico: os jovens deram nota média de apenas 5,2 (em 10) para seu nível de segurança com a matéria.
Com 61 anos de atuação, o CIEE é a maior ONG de inclusão social e trabalho jovem da América Latina. Desde sua fundação, já foi responsável pela inserção de 7 milhões de brasileiros no mercado de trabalho. A instituição promove capacitação, assistência e inclusão de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade, além de fortalecer vínculos sociais por meio de ações socioassistenciais.
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