logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
AL aprova Projeto de Indicação que sugere a criação da Delegacia de Polícia Civil de Forquilha
Indicação A AL aprovou, nesta quarta-feira (30/03), Projeto de Indicação que sugere a criação da Delegacia de Polícia Civil de Forquilha, na região Norte do Ceará. De acordo com o Projeto, de autoria do deputado Queiroz Filho, as despesas para a implantação da delegacia ficariam por conta da SSPDS na Lei Orçamentária Anual (LOA).
30/03/2022
Saúde: OMS estabelece plano para saída de fase emergencial da pandemia de covid-19
Saúde OMS estabelece plano para saída de fase emergencial da pandemia de covid-19, em 2022
30/03/2022
Exibir tudo

Educação Livro apresenta avanços e destaca resultados do Programa Mais Infância Ceará A publicação está na segunda edição e detalha a trajetória do Programa desde o lançamento, em 2015

Educação: Livro apresenta avanços e destaca resultados do Programa Mais Infância Ceará

A iniciativa contempla os 184 municípios do Ceará e é fundamentada em quatro pilares: Tempo de Nascer, Tempo de Crescer, Tempo de Aprender e Tempo de Brincar | Foto: José Wagner/GovCE

Um Ceará que se transforma para acolher, incluir e assegurar que as crianças cearenses brinquem, aprendam e se desenvolvam integralmente acompanhadas de suas famílias e comunidades. Essa é a leitura que fazemos ao folhear as páginas da segunda edição do livro “Mais Infância: de programa à política pública permanente”, lançado pelo Governo do Ceará, nesta quarta-feira (30/03), no Palácio da Abolição, em Fortaleza.

A publicação detalha a trajetória do Programa Mais Infância Ceará, desde o lançamento, em 2015, e destaca resultados das ações desenvolvidas até o momento. O lançamento contou com as presenças do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela, da primeira-dama do Ceará e idealizadora do programa, Onélia Santana; e de outras autoridades, entre prefeitos, secretários (as) de Estado, deputados (as) cearenses e demais gestores públicos.

>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<<<

Mais Infância Ceará

Criado em 2015, o programa lançou olhar especial e mais dedicado à primeira infância no Ceará, contemplando os 184 municípios. A iniciativa está fundamentada em quatro pilares: Tempo de Nascer, Tempo de Crescer, Tempo de Aprender e Tempo de Brincar. Onélia Santana apresentou o livro e destacou a importância da política pública em prol das crianças e famílias cearenses.

“O que mudou na vida das pessoas é o que nos interessa. Agradeço a Deus por poder fazer com todo o meu carinho. É muita honra”, afirmou a primeira-dama do Ceará, agradecendo a toda equipe e parceiros do programa.

Primeira-dama do Ceará, Onélia Santana

Em 2019, o Mais Infância virou lei e, na sequência, foi transformado em política pública de Estado após aprovação na Assembleia Legislativa do Ceará. Essa medida fortaleceu a atuação pela redução das desigualdades, com foco nas famílias mais vulneráveis. As ações do programa são executadas por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), em parceria com diversas outras pastas e municípios.

Vice-governadora Izolda Cela

O governador Camilo Santana, que escreveu o prefácio da publicação, enfatizou que o Mais Infância Ceará é uma política prioritária.

“Investir na infância é investir no futuro do País e do Estado. A fase mais importante da vida das pessoas são os primeiros anos. Se essa criança não se alimenta bem, não é estimulada, não recebe amor nem carinho e não brinca, a gente pode comprometer o futuro dessa criança. O Ceará, que já é um destaque na área da educação, tem essa política que é de Estado. Independente dos governos que vierem, essa é uma política continuada, meritocracia e planeja com focos, metas, indicadores e resultados”, ressaltou Camilo.

“O Programa acerta no foco pela importância que a primeira infância tem. Ele acerta no desenho intersetorial e interdisciplinar aberto às parcerias, inclusive academia. Acerta na proposição da agenda “, reforçou Izolda Cela, que assina o posfácio do livro.

Trajetória de avanços

No livro, os leitores terão a oportunidade de conhecer melhor as ações e resultados colhidos ao longo de sete anos do Mais Infância Ceará. Além disso, encontrarão contribuições de especialistas nos temas que compõem a política, pesquisas, relatos de parcerias, referências técnicas e marcos legais.

Sobre os destaques dos resultados, 150 mil famílias em situação de vulnerabilidade social são beneficiadas com a transferência de renda do Cartão Mais Infância. Já por meio do Mais Nutrição, foram distribuídas cerca de 2,3 mil toneladas de alimentos.

2ª edição do livro Mais Infância Ceará

A iniciativa de visitas domiciliares também é referência. Mais 147 mil crianças e 36 mil gestantes receberam mais de 5,8 milhões de visitas domiciliares no Ceará até março de 2022. Nesse sentido, o Ceará foi destaque em 2020 no Prêmio Parentalidade: boas práticas de visitadores na pandemia. O Estado conquistou 29 das 100 melhores práticas de visitas domiciliares do Brasil. “Tudo isso é muito importante. Desde o pré-natal às brinquedopraças, isso faz uma diferença para quem acompanha e lida com essas questões. A nossa palavra de fortalezenses é muito obrigado”, disse José Sarto, prefeito de Fortaleza.

Leia também | Por que usar WhatsApp API?

Equipamentos e Ações

Até o momento, 476 equipamentos foram entregues pelo Estado, por meio do programa, incluindo três Complexos Sociais Mais Infância. Esses espaços oferecem atividades educacionais, esportivas, culturais, qualificação profissional e geração de renda.

Os agentes sociais Mais Infância reforçam o atendimento às famílias beneficiadas com o Cartão Mais Infância e alimentam o sistema de monitoramento do perfil socioeconômico das famílias e acesso às políticas públicas. No total, foram realizados mais de 30 mil acompanhamentos sociofamiliares entre os meses de outubro de 2021 a março de 2022. O programa conta com o apoio de um agente social Mais Infância por município.

Representando os Agentes Mais Infância, a psicóloga Brenda Pinheiro, que atua no município de Choró, compareceu ao lançamento do livro. O trabalho dela e dos colegas está registrado na segunda edição. “Eu estou com uma alegria imensa de poder contribuir com esse programa que é tão grandioso. Como a Onélia sempre fala: cuidar da primeira infância é cuidar do futuro”, celebrou.

Na educação infantil, foi criado e distribuído para professores da rede pública do Estado um material pedagógico pioneiro que leva em conta a identidade cultural do Estado e está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular. Divididas em dois volumes com três unidades, as obras possuem conteúdos diferenciados, com didática e atividades que estimulam o aprendizado e a imersão dos pequenos em nossas práticas culturais, sempre respeitando suas faixas etárias.

“A criança é a preparação para o futuro. Isso é algo certo. Quero parabenizar a Onélia Santana por esse período de 7 anos e 3 meses, deixando um legado. Em vários segmentos essas crianças foram trabalhadas. O Poder Judiciário continuará a fazer o seu papel de estender a mão às crianças vulneráveis”, disse a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.

Na alfabetização, os alunos contam com um material que traz situações cotidianas, jogos educativos e a cultura do nosso Estado para uma aprendizagem leve e divertida.

O Mais Infância viabilizou o primeiro Edital Cultura Infância (fruto do Plano Cultura Infância). Lançado em 2016 pela Secretaria da Cultura do Ceará, o edital selecionou 25 projetos culturais voltados para a infância com investimento total de R$ 1 milhão, em ação pioneira no país. Já o lançamento do II Edital Cultura Infância, com o valor de R$ 1,4 milhão, selecionou até 36 projetos com foco no desenvolvimento de ações culturais para a infância. Para incentivar produções artísticas e culturais para as crianças, oferecendo bens e serviços artísticos.

Ainda na área da cultura, o Toda Banda de Música é Uma Escola entregou 2.760 instrumentos às bandas de 60 municípios do Estado. Canal de formação, difusão e fruição da música instrumental, numa ação articulada com as escolas públicas dos municípios selecionados. O projeto apoia, promove e fortalece a Rede Estadual de Bandas de Música do Ceará.

O Programa oportunizou a realização de 169 edições do Arte na Praça em 117 municípios. Ações na capital e em municípios do Interior, visando transformar as praças em ambientes propícios para o desenvolvimento infantil, possibilitando o acesso às atividades de cultura e lazer, o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e as relações intergeracionais.

Já no Espaço Mais Infância da Praça Luíza Távora, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) Ceará, foram realizados mais 252 mil atendimentos de crianças e adultos até o início de março. Espaço composto de brinquedoteca, biblioteca infantil, sala de multimídia, cozinha gourmet e cineminha.

Outra frente de educação do programa é a educação ambiental com plantio e doação de mudas. A iniciativa tem o intuito de despertar na criança a importância do ecossistema, garantir o espaço do brincar mais agradável e estimular o desenvolvimento infantil. O contato com a natureza promove a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável, além de contribuir para o bem-estar de uma infância saudável. A ação é realizada por crianças com o auxílio de técnicos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), que também doam mudas para a população local. De novembro de 2019 a março de 2022 foram doadas mais de 9.500 mudas.

O Mais Infância capacitou 65.390 profissionais, entre trabalhadores da saúde, educação e assistência em desenvolvimento infantil.

Leia também | Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba estimulará o turismo ambiental em Fortaleza

Turismo Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba estimulará o turismo ambiental em Fortaleza
Compartilhar

Artigos Relacionados

Política: Flávio Bolsonaro inicia articulações e convoca base da direita para aprovar anistia ainda em 2025

Flávio Bolsonaro (PL-RJ), senador da República | Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

06/12/2025

Política: Flávio Bolsonaro inicia articulações e convoca base da direita para aprovar anistia ainda em 2025 Após afirmar que será o sucessor político do ex-presidente Jair Bolsonaro, senador pressiona lideranças anti-Lula a votarem proposta de anistia nas próximas semanas


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Destinos Turísticos
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Economia Educação Esporte Estados Unidos evento Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Inscrições Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Pesquisa Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Projeto Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 05/12/2025

    Alteração Da Meta Fiscal Para Aliviar Correios - VN Comentado em Política: Congresso aprova texto-base da LDO 2026 com exceção de R$ 10 bilhões para estatais

  • 05/12/2025

    Mega-Sena 2947 acumula e prêmio vai a R$ 12 milhões, 5 de dezembro de 2025, Mega-Sena - Meus Conteúdos Comentado em Loteria: Mega-Sena acumula e prêmio principal sobe para R$ 12 milhões

  • 05/12/2025

    João Fonseca x Carlos Alcaraz e mais: programação do Miami Invitational, 5 de dezembro de 2025, João Fonseca - Meus Conteúdos Comentado em Digital: João Fonseca lidera buscas no Google Brasil e supera Trump após temporada histórica no tênis

  • 05/12/2025

    Brasileirão 2025: veja os resultados dessa semana pela 37ª rodada, 5 de dezembro de 2025, Brasileirão - Meus Conteúdos Comentado em Futebol: Brasileirão 2025: veja quais clubes chegam à 38ª rodada sem mais objetivos na competição

  • 05/12/2025

    news-1764931726941-1298 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Investigação: Operação Falso Mercúrio bloqueia até R$ 6 bilhões do crime organizado em São Paulo

  • 04/12/2025

    berita kampus Comentado em Tecnologia: Fortaleza se consolida como hub digital e recebe relógio atômico de césio no datacenter da Etice

Últimas Notícias

  • Política: Flávio Bolsonaro inicia articulações e convoca base da direita para aprovar anistia ainda em 20250
    Política: Flávio Bolsonaro inicia articulações e convoca base da direita para aprovar anistia ainda em 2025 Após afirmar que será o sucessor político do ex-presidente Jair Bolsonaro, senador pressiona lideranças anti-Lula a votarem proposta de anistia nas próximas semanas
    06/12/2025
  • Copa do Mundo: Brasil inicia jornada pelo hexa na Costa Leste dos EUA com estreia diante de Marrocos0
    Copa do Mundo: Brasil inicia jornada pelo hexa na Costa Leste dos EUA com estreia diante de Marrocos Seleção Brasileira enfrenta Marrocos, Haiti e Escócia no Grupo C da Copa do Mundo de 2026; Ancelotti prevê confrontos difíceis
    06/12/2025
  • Futebol: Brasil é cabeça de chave do Grupo C da Copa do Mundo de 2026 e enfrentará Marrocos, Haiti e Escócia0
    Futebol: Brasil é cabeça de chave do Grupo C da Copa do Mundo de 2026 e enfrentará Marrocos, Haiti e Escócia Seleção brasileira busca o hexa e estreia contra Marrocos; veja análise completa dos adversários do Grupo C
    05/12/2025
  • Justiça: STF condena cinco PMs do Distrito Federal a 16 anos de prisão por omissão nos atos golpistas de 8 de janeiro0
    Justiça: STF condena cinco PMs do Distrito Federal a 16 anos de prisão por omissão nos atos golpistas de 8 de janeiro Decisão unânime da Primeira Turma reconhece falhas graves na contenção dos ataques aos Três Poderes
    05/12/2025
  • Internacional: Escândalo de apostas provoca onda de prisões e expõe crise no futebol turco0
    Internacional: Escândalo de apostas provoca onda de prisões e expõe crise no futebol turco Jogadores de grandes clubes, árbitros e dirigentes estão entre os detidos em operação que mira corrupção e manipulação de resultados
    05/12/2025
  • STF marca para fevereiro de 2026 o julgamento do caso Marielle Franco0
    Justiça: STF marca para fevereiro de 2026 o julgamento do caso Marielle Franco Primeira Turma analisará, nos dias 24 e 25 de fevereiro, processo que aponta mandantes e operadores do assassinato da vereadora e de Anderson Gomes
    05/12/2025
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas