logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
AL aprova Projeto de Indicação que sugere a criação da Delegacia de Polícia Civil de Forquilha
Indicação A AL aprovou, nesta quarta-feira (30/03), Projeto de Indicação que sugere a criação da Delegacia de Polícia Civil de Forquilha, na região Norte do Ceará. De acordo com o Projeto, de autoria do deputado Queiroz Filho, as despesas para a implantação da delegacia ficariam por conta da SSPDS na Lei Orçamentária Anual (LOA).
30/03/2022
Saúde: OMS estabelece plano para saída de fase emergencial da pandemia de covid-19
Saúde OMS estabelece plano para saída de fase emergencial da pandemia de covid-19, em 2022
30/03/2022
Exibir tudo

Educação Livro apresenta avanços e destaca resultados do Programa Mais Infância Ceará A publicação está na segunda edição e detalha a trajetória do Programa desde o lançamento, em 2015

Educação: Livro apresenta avanços e destaca resultados do Programa Mais Infância Ceará

A iniciativa contempla os 184 municípios do Ceará e é fundamentada em quatro pilares: Tempo de Nascer, Tempo de Crescer, Tempo de Aprender e Tempo de Brincar | Foto: José Wagner/GovCE

Um Ceará que se transforma para acolher, incluir e assegurar que as crianças cearenses brinquem, aprendam e se desenvolvam integralmente acompanhadas de suas famílias e comunidades. Essa é a leitura que fazemos ao folhear as páginas da segunda edição do livro “Mais Infância: de programa à política pública permanente”, lançado pelo Governo do Ceará, nesta quarta-feira (30/03), no Palácio da Abolição, em Fortaleza.

A publicação detalha a trajetória do Programa Mais Infância Ceará, desde o lançamento, em 2015, e destaca resultados das ações desenvolvidas até o momento. O lançamento contou com as presenças do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela, da primeira-dama do Ceará e idealizadora do programa, Onélia Santana; e de outras autoridades, entre prefeitos, secretários (as) de Estado, deputados (as) cearenses e demais gestores públicos.

>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<<<

Mais Infância Ceará

Criado em 2015, o programa lançou olhar especial e mais dedicado à primeira infância no Ceará, contemplando os 184 municípios. A iniciativa está fundamentada em quatro pilares: Tempo de Nascer, Tempo de Crescer, Tempo de Aprender e Tempo de Brincar. Onélia Santana apresentou o livro e destacou a importância da política pública em prol das crianças e famílias cearenses.

“O que mudou na vida das pessoas é o que nos interessa. Agradeço a Deus por poder fazer com todo o meu carinho. É muita honra”, afirmou a primeira-dama do Ceará, agradecendo a toda equipe e parceiros do programa.

Primeira-dama do Ceará, Onélia Santana

Em 2019, o Mais Infância virou lei e, na sequência, foi transformado em política pública de Estado após aprovação na Assembleia Legislativa do Ceará. Essa medida fortaleceu a atuação pela redução das desigualdades, com foco nas famílias mais vulneráveis. As ações do programa são executadas por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), em parceria com diversas outras pastas e municípios.

Vice-governadora Izolda Cela

O governador Camilo Santana, que escreveu o prefácio da publicação, enfatizou que o Mais Infância Ceará é uma política prioritária.

“Investir na infância é investir no futuro do País e do Estado. A fase mais importante da vida das pessoas são os primeiros anos. Se essa criança não se alimenta bem, não é estimulada, não recebe amor nem carinho e não brinca, a gente pode comprometer o futuro dessa criança. O Ceará, que já é um destaque na área da educação, tem essa política que é de Estado. Independente dos governos que vierem, essa é uma política continuada, meritocracia e planeja com focos, metas, indicadores e resultados”, ressaltou Camilo.

“O Programa acerta no foco pela importância que a primeira infância tem. Ele acerta no desenho intersetorial e interdisciplinar aberto às parcerias, inclusive academia. Acerta na proposição da agenda “, reforçou Izolda Cela, que assina o posfácio do livro.

Trajetória de avanços

No livro, os leitores terão a oportunidade de conhecer melhor as ações e resultados colhidos ao longo de sete anos do Mais Infância Ceará. Além disso, encontrarão contribuições de especialistas nos temas que compõem a política, pesquisas, relatos de parcerias, referências técnicas e marcos legais.

Sobre os destaques dos resultados, 150 mil famílias em situação de vulnerabilidade social são beneficiadas com a transferência de renda do Cartão Mais Infância. Já por meio do Mais Nutrição, foram distribuídas cerca de 2,3 mil toneladas de alimentos.

2ª edição do livro Mais Infância Ceará

A iniciativa de visitas domiciliares também é referência. Mais 147 mil crianças e 36 mil gestantes receberam mais de 5,8 milhões de visitas domiciliares no Ceará até março de 2022. Nesse sentido, o Ceará foi destaque em 2020 no Prêmio Parentalidade: boas práticas de visitadores na pandemia. O Estado conquistou 29 das 100 melhores práticas de visitas domiciliares do Brasil. “Tudo isso é muito importante. Desde o pré-natal às brinquedopraças, isso faz uma diferença para quem acompanha e lida com essas questões. A nossa palavra de fortalezenses é muito obrigado”, disse José Sarto, prefeito de Fortaleza.

Leia também | Por que usar WhatsApp API?

Equipamentos e Ações

Até o momento, 476 equipamentos foram entregues pelo Estado, por meio do programa, incluindo três Complexos Sociais Mais Infância. Esses espaços oferecem atividades educacionais, esportivas, culturais, qualificação profissional e geração de renda.

Os agentes sociais Mais Infância reforçam o atendimento às famílias beneficiadas com o Cartão Mais Infância e alimentam o sistema de monitoramento do perfil socioeconômico das famílias e acesso às políticas públicas. No total, foram realizados mais de 30 mil acompanhamentos sociofamiliares entre os meses de outubro de 2021 a março de 2022. O programa conta com o apoio de um agente social Mais Infância por município.

Representando os Agentes Mais Infância, a psicóloga Brenda Pinheiro, que atua no município de Choró, compareceu ao lançamento do livro. O trabalho dela e dos colegas está registrado na segunda edição. “Eu estou com uma alegria imensa de poder contribuir com esse programa que é tão grandioso. Como a Onélia sempre fala: cuidar da primeira infância é cuidar do futuro”, celebrou.

Na educação infantil, foi criado e distribuído para professores da rede pública do Estado um material pedagógico pioneiro que leva em conta a identidade cultural do Estado e está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular. Divididas em dois volumes com três unidades, as obras possuem conteúdos diferenciados, com didática e atividades que estimulam o aprendizado e a imersão dos pequenos em nossas práticas culturais, sempre respeitando suas faixas etárias.

“A criança é a preparação para o futuro. Isso é algo certo. Quero parabenizar a Onélia Santana por esse período de 7 anos e 3 meses, deixando um legado. Em vários segmentos essas crianças foram trabalhadas. O Poder Judiciário continuará a fazer o seu papel de estender a mão às crianças vulneráveis”, disse a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.

Na alfabetização, os alunos contam com um material que traz situações cotidianas, jogos educativos e a cultura do nosso Estado para uma aprendizagem leve e divertida.

O Mais Infância viabilizou o primeiro Edital Cultura Infância (fruto do Plano Cultura Infância). Lançado em 2016 pela Secretaria da Cultura do Ceará, o edital selecionou 25 projetos culturais voltados para a infância com investimento total de R$ 1 milhão, em ação pioneira no país. Já o lançamento do II Edital Cultura Infância, com o valor de R$ 1,4 milhão, selecionou até 36 projetos com foco no desenvolvimento de ações culturais para a infância. Para incentivar produções artísticas e culturais para as crianças, oferecendo bens e serviços artísticos.

Ainda na área da cultura, o Toda Banda de Música é Uma Escola entregou 2.760 instrumentos às bandas de 60 municípios do Estado. Canal de formação, difusão e fruição da música instrumental, numa ação articulada com as escolas públicas dos municípios selecionados. O projeto apoia, promove e fortalece a Rede Estadual de Bandas de Música do Ceará.

O Programa oportunizou a realização de 169 edições do Arte na Praça em 117 municípios. Ações na capital e em municípios do Interior, visando transformar as praças em ambientes propícios para o desenvolvimento infantil, possibilitando o acesso às atividades de cultura e lazer, o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e as relações intergeracionais.

Já no Espaço Mais Infância da Praça Luíza Távora, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) Ceará, foram realizados mais 252 mil atendimentos de crianças e adultos até o início de março. Espaço composto de brinquedoteca, biblioteca infantil, sala de multimídia, cozinha gourmet e cineminha.

Outra frente de educação do programa é a educação ambiental com plantio e doação de mudas. A iniciativa tem o intuito de despertar na criança a importância do ecossistema, garantir o espaço do brincar mais agradável e estimular o desenvolvimento infantil. O contato com a natureza promove a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável, além de contribuir para o bem-estar de uma infância saudável. A ação é realizada por crianças com o auxílio de técnicos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), que também doam mudas para a população local. De novembro de 2019 a março de 2022 foram doadas mais de 9.500 mudas.

O Mais Infância capacitou 65.390 profissionais, entre trabalhadores da saúde, educação e assistência em desenvolvimento infantil.

Leia também | Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba estimulará o turismo ambiental em Fortaleza

Turismo Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba estimulará o turismo ambiental em Fortaleza
Compartilhar

Artigos Relacionados

PRF prende passageira com cocaína em ônibus na BR-116

PRF apreendeu mais de 2 quilos de uma substância com características de cocaína durante abordagem a um ônibus na BR-116, em Fortaleza. | Foto: divulgação/PRF

30/09/2026

Segurança: PRF prende passageira com cocaína em ônibus na BR-116 Mulher de 41 anos viajava de Fortaleza para Recife e afirmou que receberia R$ 500 para levar a droga até Maceió


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade SÃO PAULO São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 28/09/2026

    TACC 2026: final de capoeira reúne 48 atletas em Fortaleza - Música Brasileira Capoeira Comentado em Capoeira: TACC 2026 leva final da capoeira à Beira-Mar de Fortaleza

  • 26/09/2026

    Trabalho: Greve dos Correios chega ao fim após 15 dias – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Trabalho: Greve dos Correios chega ao fim após 15 dias

  • 26/09/2026

    Mundo: UE planeja restringir redes sociais para menores de 13 anos Proposta prevê contas simplificadas para adolescentes e novas regras de segurança para plataformas digitais - Europe Media Today™ Comentado em Mundo: UE planeja restringir redes sociais para menores de 13 anos

  • 26/09/2026

    Wagner Comentado em Trabalho: Greve dos Correios chega ao fim após 15 dias

  • 25/09/2026

    Turismo: Dia Mundial do Turismo destaca destinos inesquecíveis – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Turismo: Dia Mundial do Turismo destaca destinos inesquecíveis

  • 24/09/2026

    Investigação: PF investiga suspeitas de crimes eleitorais no Ceará – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Investigação: PF investiga suspeitas de crimes eleitorais no Ceará

Últimas Notícias

  • PRF prende passageira com cocaína em ônibus na BR-1160
    Segurança: PRF prende passageira com cocaína em ônibus na BR-116 Mulher de 41 anos viajava de Fortaleza para Recife e afirmou que receberia R$ 500 para levar a droga até Maceió
    30/09/2026
  • Pesquisa busca proteger tatu-bola da extinção0
    Meio ambiente: Pesquisa busca proteger tatu-bola da extinção Expedição no Piauí coletou dados genéticos e biométricos para orientar ações de conservação da espécie ameaçada
    30/09/2026
  • Voo para Israel é desviado após briga entre pilotos0
    Aviação: Voo para Israel é desviado após briga entre pilotos Aeronave da Flydubai emitiu sinais de emergência e pousou na Arábia Saudita; piloto e copiloto foram hospitalizados
    30/09/2026
  • UFC aprova cinco novos cursos para 20270
    Educação: UFC aprova cinco novos cursos para 2027 Formações em Arqueologia, Cibersegurança e Educação Especial estão entre as novidades previstas para Fortaleza, Russas e Quixadá
    30/09/2026
  • TSE julga posts sobre Nossa Senhora Aparecida0
    Eleições: TSE julga posts sobre Nossa Senhora Aparecida Análise ocorre no plenário virtual nesta quarta-feira (30) e envolve decisão de André Mendonça que determinou a remoção de publicações relacionadas a Flávio Bolsonaro
    30/09/2026
  • Arqueologia: Pesquisa investiga possível Arca de Noé na Turquia0
    Arqueologia: Pesquisa investiga possível Arca de Noé na Turquia Estudo autorizado pelo governo turco usa georradar, escaneamento 3D e análises de solo na Formação Durupınar, perto do Monte Ararat
    29/09/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas