Após o sucesso da primeira iniciativa, o projeto Ocupação Boca de Cena realiza a 2ª edição da Mostra Boca de Cena no dia 24 de fevereiro, sexta-feira, a partir das 18h30, no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (TUPA), no bairro Benfica. Com uma agenda gratuita de multilinguagens artísticas, o evento busca ampliar o entendimento sobre o teatro enquanto espaço próprio e incentivar a formação de público para espetáculos.
Boca de Cena é uma ação das produtoras Tempo Aberto e Flutuante, que atuam na promoção das experiências nas artes cênicas, literatura, música e artes visuais, além do empreendedorismo com a Feira Criativa. Em parceria com o TUPA, a ocupação tem como objetivo promover os trabalhos de ambas as produtoras, colocando luz nas obras produzidas por jovens artistas da cidade, sendo estes mulheres e pessoas LGBTQIAP +.
O projeto conta com um calendário cultural mensal, composto de espetáculos de diversas linguagens artísticas. Para a agenda de fevereiro, o evento realizou uma convocatória e convidou artistas e empreendedores para compor a programação com obras de circo, artes visuais, música, performance e slam.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Na sexta-feira (24/2), a partir das 19h, o palco principal recebe o Slam “Um Conto de Favela” de Pretassa, a performance “No Avesso das Espirais” de Matagal e o show “Lábia” de Jo Franz. Já no Espaço “Um corredor chamado desejo”, Hirlan Moura mostra sua arte com a técnica graffiti em um LivePaint. A edição conta com parceria do Sesc Ceará, que realiza duas atividades no Espaço “Fim de Partida”: uma discotecagem com a DJ Angel History, às 18h30, e a apresentação do espetáculo “Doisberto Street Show”, às 20h45, com Doisberto Project.
O evento também promove uma feira de empreendedorismo com artistas de Fortaleza. Nesta edição, serão comercializadas as comidas da Del Pane e participarão o Tarot da MLinha, o brechó de Jaene Pinho e Lourran com suas obras artísticas autorais.
O projeto Boca de Cena faz parte da Temporada de Arte Cearense 2022, com circulação em Fortaleza. A Temporada de Arte Cearense (TAC) é uma ação da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece) da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).
Leia também | Cantor Berg Lima recebe convidados em Fortaleza para “maratona de forró”
Desde 2022, as produtoras Tempo Aberto e Flutuante viabilizam ações de formação, cineclubes e espetáculos no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, localizado no bairro Benfica, sendo toda a programação composta por atividades produzidas por mulheres e pessoas LGBTQIAP+.
A ocupação conta com a proposta de criar espaços de fruição cultural e propor programações independentes, fomentando agenda cultural para o teatro universitário e aproximando a comunidade moradora do entorno do prédio histórico das ações culturais. Busca também desenvolver o espaço de fruição e formação de produtores, empreendedores, artistas, sua capacitação e a criação de espaço de projeção dos trabalhos produzidos por estes agentes.
Dia 24 de fevereiro (sexta-feira)
*Programação sujeita a alteração
ESPAÇO “UM CORREDOR CHAMADO DESEJO”
PALCO PRINCIPAL
ESPAÇO “FIM DE PARTIDA” (estacionamento)
2ª edição da Mostra Boca de Cena
Data: 24 de fevereiro (sexta-feira)
Horário: de 18h30 às 21h30
Local: No Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno
Gratuito e aberto ao público
Leia também | Prefeitura de Fortaleza inicia aplicação da 3ª dose da vacina contra covid-19 em crianças de 6 meses a 04 anos