No dia 02 de junho, um coletivo formado por 13 artistas plásticos se reunirá para transformar velas de jangadas em obras de artes. É a preparação para a 4ª edição da Exposição Flutuante Aquavelas, evento que abre o Encontro Sesc Povos do Mar, marcado para o dia 18 de junho. A pintura das velas, primeira etapa do evento, será realizado no Sesc Iparana Hotel Ecológico, a partir das 10 horas, quando os artistas vão traduzir, através de suas referências artísticas e pessoais, o cotidiano dos povos do mar, tema escolhido para este ano.
Com cerca de 6 metros de altura e 20 metros de tecido as velas são estendidas no chão, presas com pedras nas pontas para o vento não levar e para que os artistas possam trabalhar livremente. Por volta das 15 horas elas deixam de ser uma tela em branco e se tornam as verdadeiras protagonistas do Aquavelas, já prontas para colorir a orla de Fortaleza.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O coletivo responsável por essa transformação é formado por Mano Alencar, Edmar Gonçalves, Zé Tarcísio, Totonho Laprovitera, Almeida Luz, Andrea Dall’Olio, Luiz Freire, Gerson Ipirajá, Júlio Silveira, Lanna Guerra, Vando Farias, e Hélio Rola em parceria com Garcia.
No dia 18, as velas pintadas nesta edição vão colorir a orla da Capital cearense, partindo da Enseada do Mucuripe em direção ao Rio Ceará. Se juntarão a elas o acervo do Aquavelas que também conta com as obras das artistas Ana Débora Pessoa, Beatriz Soares e Efigênia Coelho.
Além da abertura do Povos do Mar, será realizada uma exposição itinerante pelo Estado, dando mais visibilidade e acesso à população de poder conferir de perto as obras.
“É uma tradição que vem sendo construída com os jangadeiros e os artistas, um momento importante para a nossa cultura, de uma exposição móvel pelo mar. Através do Aquavelas, o Sesc valoriza o trabalho dos artistas e suas artes, e dos jangadeiros da Vila do Mar e do Mucuripe, proporcionando esse momento de integração numa celebração que une a ancestralidade à arte cearense”, destaca o diretor regional do Sesc Ceará, Henrique Javi.
Pintura de Velas para a Exposição Flutuante Aquavelas
Data: Sexta-feira,02 de junho
Horário: A partir das 10h
Local: Sesc Iparana Hotel Ecológico – Rua José Alencar, 150, Praia de Iparana, Caucaia-CE
Leia também | Festival da Lagosta de Icapuí ganha nova identidade visual