logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Ecoturismo: Turismo de natureza ganha novos adeptos e se consolida como tendência no cenário pós-pandemia
Ecoturismo Turismo de natureza ganha novos adeptos e se consolida como tendência no cenário pós-pandemia
08/11/2021
Empoderamento: Sistema Verdes Mares leva ciclo de palestras à núcleos de Educação de Jovens e Adultos
Empoderamento Sistema Verdes Mares leva ciclo de palestras à núcleos de Educação de Jovens e Adultos
09/11/2021
Exibir tudo

Conferência Câmara Municipal de Fortaleza discute retomada econômica com vereadores e prefeitos do Ceará O encontro foi idealizado pelo presidente do Legislativo, vereador Antônio Henrique

Conferência: Câmara Municipal de Fortaleza discute retomada econômica com vereadores e prefeitos do Ceará

O evento possibilitou a troca de experiências sobre as medidas adotadas para garantir a retomada da economia, a geração de emprego e renda, e o fomento ao empreendedorismo nos municípios | Foto: Evilázio Bezerra/CMF

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta segunda-feira (08/11), a conferência Vozes da Retomada. Com o tema “A superação dos desafios econômicos pós-pandemia: um esforço conjunto entre o Legislativo e o Executivo, o evento reuniu vereadores e prefeitos de todo o Estado do Ceará, possibilitando a troca de experiências sobre as medidas adotadas para garantir a retomada da economia, a geração de emprego e renda, e o fomento ao empreendedorismo nos municípios.

O encontro, idealizado pelo presidente do Legislativo, vereador Antônio Henrique (PDT), reforça o papel do Parlamento na discussão e tomada de decisão de importantes medidas voltadas para atender as demandas da população e demonstra o alinhamento junto ao Executivo, na aprovação de ações essenciais que visam auxiliar os fortalezenses nessa retomada econômica.

Ressaltando os desafios no enfrentamento da pandemia, o presidente Antônio Henrique destacou a importância da harmonia entre os poderes Legislativo e Executivo na proposição e execução de políticas públicas de forma a garantir assistência à população e reduzir os impactos econômicos. O gestor também apontou a importância do momento e da troca de experiências entre os gestores e parlamentares.

“É uma alegria enorme contar com a presença de todos vocês neste evento que tem o objetivo de integrar os municípios da Região Metropolitana em prol do fortalecimento da nossa economia nesse próspero e desafiador cenário das atividades econômicas. Juntos somos a área que concentra importantes empreendimentos da indústria, dos serviços e do comércio. E esta nova realidade exige da gente organização e parceria para que a economia volte com força, responsabilidade e resultado. Queremos encontrar aqui soluções conjuntas”, apontou o presidente.

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), também reforçou a parceria entre os poderes e o papel dos vereadores na aprovação e contribuição para a melhoria de ações propostas pelo Executivo que garantiram o enfrentamento da segunda onda da Covid-19 na Capital. Dentre as medidas adotadas, o gestor apontou a ampliação de leitos, a distribuição de cestas básicas, a vacinação da população, além do pacote de refinanciamento de dívidas e ampliação do cartão Missão Infância.

Sarto ainda anunciou que tem buscado recursos junto ao Senado para garantir a implantação de um programa de proteção alimentar na Capital. “Estou fazendo um movimento e contactando os deputados federais para que possam nos ajudar a oferecer proteção alimentar em Fortaleza. O senador Chiquinho Feitosa já me garantiu R$ 7 milhões de reais, eu já consegui R$ 10 milhões e vamos direcionar exclusivamente para a proteção alimentar da população da cidade”, informou.

O prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves (PL), também destacou os desafios que enfrentou em suas gestão para conter a disseminação do coronavírus, garantir assistência da população e diminuir os impactos econômicos. Dentre as medidas adotadas citou a ampliação dos programas sociais, com 4 mil novos beneficiários, o refinanciamento de dívidas, a restruturação das aulas que passaram a ser online, e a busca pela garantia de insumos e assistência médica aos pacientes que necessitaram de atendimento e leitos.

Acilon ressaltou que tem mantido o diálogo e contato direto com setores do comércio e indústria a fim de garantir a recuperação de impostos e retomada econômica. O gestor também tem buscado junto ao SINE garantir a geração de empregos, direcionando as vagas principalmente para os que necessitaram do auxílio emergencial.

O momento também contou com a participação do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT), que destacou o protagonismo que os Parlamentos podem ter nesta retomada econômica diante da compreensão das necessidades da população. “As Câmaras Municipais, que são ambientes plurais e democráticos podem ter, como estão tendo um papel protagonista, harmônico e de coesão com o Executivo na busca e identificação de soluções para o dia a dia na vida das pessoas. E o que a gente espera é que haja uma retomada que não seja só progressiva, mas definitiva. A união é fundamental em momentos como esses, mesmo com a divergência de ideias, mas juntos em prol de um bem maior”, afirmou.

Roberto ainda defendeu que a pauta da retomada deve ser econômica e social com previsão de recursos do orçamento federal e com orientação de uma política pública nacional, mas ponderou que diante da ausência deste gesto os municípios e estados terão novamente que unir forças. Dentre os principais desafios, citou o desemprego, endividamento e a corrosão da capacidade de compra.

Após a fala dos gestores, os participantes tiveram a oportunidade de contribuir com o debate, fazendo perguntas e dando depoimentos sobre as suas experiências diante do enfrentamento da pandemia.

Leia também | Missão cearense participa de sessão especial na Assembleia da República de Portugal, em Lisboa

Compartilhar

Artigos Relacionados

TSE suspende site que pagava apoio a Flávio Bolsonaro

A iniciativa de oferecer criptomoedas em troca de publicações favoráveis a Flávio Bolsonaro foi revelada nesta semana pelo jornal Folha de S.Paulo. | Foto: reprodução

10/10/2026

Eleições: TSE suspende site que pagava apoio a Flávio Bolsonaro Página oferecia criptomoedas a usuários que publicassem mensagens favoráveis ao candidato; campanha de Lula denunciou o caso à Justiça Eleitoral


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade SÃO PAULO São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 09/10/2026

    Eduardo Paes desiste da disputa pelo governo do Rio Comentado em Política: Paes desiste após STF negar recurso sobre eleição no Rio

  • 08/10/2026

    Pele de Vidro: A Nova Tendência da Estética em 2026 Comentado em Beleza: “Pele de vidro” ganha força e valoriza qualidade da pele

  • 08/10/2026

    Rastreamento de câncer de mama: o que o não especialista precisa saber | FGMED - FGMED Comentado em Saúde: Outubro Rosa alerta para 3.250 casos de câncer de mama no Ceará

  • 07/10/2026

    Brasil reforça vigilância e vacinação contra o sarampo… Comentado em Saúde: Brasil reforça vigilância contra avanço do sarampo

  • 07/10/2026

    Reny Elisabeth Bulhoes Broggio Comentado em Economia: Governo bloqueia 13,2 mil sites de bets ilegais

  • 06/10/2026

    Fiscalização: Decon autua oito estabelecimentos no Ceará – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Fiscalização: Decon autua oito estabelecimentos no Ceará

Últimas Notícias

  • TSE suspende site que pagava apoio a Flávio Bolsonaro0
    Eleições: TSE suspende site que pagava apoio a Flávio Bolsonaro Página oferecia criptomoedas a usuários que publicassem mensagens favoráveis ao candidato; campanha de Lula denunciou o caso à Justiça Eleitoral
    10/10/2026
  • PRF reforça fiscalização nas rodovias do Ceará0
    Trânsito: PRF reforça fiscalização nas rodovias do Ceará Operação Nossa Senhora Aparecida terá aumento de 20% no efetivo entre 9 e 12 de outubro, com fiscalização de velocidade, ultrapassagens e consumo de álcool
    09/10/2026
  • Navi Pillay vence o Nobel da Paz 20260
    Prêmio: Navi Pillay vence o Nobel da Paz 2026 Jurista sul-africana de 85 anos foi reconhecida por sua trajetória na defesa dos direitos humanos, no combate à discriminação e na promoção do direito internacional
    09/10/2026
  • Paes desiste após STF negar recurso sobre eleição no Rio1
    Política: Paes desiste após STF negar recurso sobre eleição no Rio Decisão de Cristiano Zanin mantém entendimento do TSE sobre votos de Garotinho e favorece a eleição de Douglas Ruas no primeiro turno
    09/10/2026
  • Justiça: Fux pede acesso a inquéritos de Moraes0
    Justiça: Fux pede acesso a inquéritos de Moraes Ministro quer analisar autos relacionados a investigações que podem ter impacto em pedido da defesa de Bolsonaro
    08/10/2026
  • Justiça: Moraes manda prender Eduardo Bolsonaro0
    Justiça: Moraes manda prender Eduardo Bolsonaro Ex-deputado foi condenado a 4 anos e 2 meses de prisão por coação no curso do processo
    08/10/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas