A Prefeitura está disponibilizando um novo serviço para o cidadão de Fortaleza: o Cartão Digital de Vacinação Covid-19. A emissão do comprovante é feita pelo site VacineJá, sistema para consulta de cadastro e de agendamento da vacina contra o coronavírus.
Agora, além do cartão de vacinação físico emitido no ato da aplicação, o cidadão de Fortaleza poderá também emitir o comprovante de forma online. A iniciativa beneficia os mais de 2 milhões de fortalezenses já vacinados com pelo menos uma dose do imunizante contra a covid-19.
Ao acessar a ferramenta, o cidadão deverá preencher corretamente o campo do CPF e data de nascimento. Após essa etapa, o site VacineJá apresenta os dados cadastrais na parte superior da tela, de forma abreviada, e na área inferior mostra o histórico de agendamentos. No final da tela, aparecerá a opção “Gerar comprovante de Vacinação”, por meio do qual será possível visualizar o cartão. A consulta está disponível 24h por dia, todos os dias da semana.
Através deste canal, o cidadão tem acesso a informações como: data do recebimento de cada dose, o fabricante e o lote do imunizante. “Quem já tomou a primeira, segunda ou a terceira dose contra a Covid-19 e perdeu o cartão de vacina físico será diretamente beneficiado com esta nova ferramenta, pois poderá recuperar de forma virtual as informações da sua vacinação”, afirma Ana Estela Leite, secretária da Saúde de Fortaleza.
Leia também | Fiocruz Ceará monitora resposta imunológica de transplantados e vacinadas contra a covid-19
No total, em Fortaleza, já foram vacinadas 2.026.607 pessoas com a 1ª dose, 1.627.325 com a segunda e 31.546 com a dose única. A 3ª dose também está sendo aplicada, com 106.894 beneficiados. Ao todo, já foram aplicadas 3.792.372 doses.
Fortaleza segue atendendo a população via agendamento para a segunda e terceira doses. Além disso, já está liberado o atendimento da primeira dose a partir dos 12 anos cadastrados há mais de 24h no Saúde Digital, em pontos específicos.
Leia também | Estado do Rio de Janeiro flexibiliza uso de máscara facial em locais abertos e causa polêmica