Dois novos lotes de vacinas contra a Covid-19 desembarcaram no Aeroporto Internacional de Fortaleza, na tarde desta sexta-feira (20/08). Às 12 horas, chegaram 193.100 doses de CoronaVac/Butantan, que serão utilizadas para primeira (D1) e segunda (D2) doses. Por volta das 16 horas, foram recebidas 152.100 da Pfizer/BioNTech, destinadas para D1.
As remessas, enviadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, foram encaminhadas para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). A distribuição dos imunizantes para primeira dose será feita de forma proporcional aos municípios cearenses, em até 24 horas, depois da chegada do material à Capital. O agendamento da vacinação é de responsabilidade de cada município.
Até o momento, o Ceará recebeu um total de 8.836.258 doses (CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen).
O Vacinômetro da Sesa registra que, até às 17 horas dessa quinta-feira (19/08), foram aplicadas 6,79 milhões de doses. Com isso, 4,70 milhões cearenses receberam a D1 e 2,08 milhões receberam o reforço ou a dose única da Janssen. Mais de 50% da população do Estado já recebeu pelo menos a primeira parte da imunização, e cerca de 22% está com esquema vacinal concluído.
Leia também | Novo decreto amplia horário de bares e restaurantes em uma hora