

Wagner Moura em cena no filme O Agente | Foto: Victor Jucá/Divulgação
08 de setembro de 2025 – A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta segunda-feira (8) os seis filmes finalistas que disputam a vaga de representante do Brasil ao Oscar 2026, na categoria de Melhor Filme Internacional. A decisão final será conhecida no dia 15 de setembro, quando será definido o longa que tentará uma indicação ao prêmio mais importante do cinema mundial.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Entre os destaques, O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, já acumula conquistas importantes: Melhor Diretor e Melhor Ator (Wagner Moura) no Festival de Cannes. Outra forte aposta é O Último Azul, de Gabriel Mascaro, premiado com o Urso de Prata no Festival de Berlim.
Oeste Outra Vez, de Erico Rassi, levou o Kikito de Melhor Filme no Festival de Gramado, enquanto Baby, Manas e Kasa Branca vêm somando prêmios em diversos festivais internacionais.
A escolha de um filme como representante brasileiro não garante a indicação direta à estatueta. Cada país envia apenas um longa para a disputa, e a Academia de Hollywood é quem seleciona os títulos que efetivamente concorrerão ao prêmio.
A cerimônia do Oscar 2026 está marcada para o dia 15 de março, em Los Angeles. A expectativa é alta, especialmente após a conquista histórica do Brasil neste ano, quando Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional.
Leia também | ExpoIguatu 2025 movimenta economia e celebra tradição em Iguatu
Tags: Oscar 2026, cinema brasileiro, filmes brasileiros, Academia Brasileira de Cinema, O Agente Secreto, Kleber Mendonça Filho, Wagner Moura, O Último Azul, Gabriel Mascaro, Oeste Outra Vez, Festival de Cannes, Festival de Berlim, Festival de Gramado, Baby, Kasa Branca, Manas