

Gravações do filme “O Agente Secreto”, vencedor do prêmio de Melhor Filme Internacional no Spirit Awards 2026 | Foto: MK2Films/Divulgação
16 de fevereiro de 2026 – O cinema brasileiro voltou a ganhar destaque internacional neste domingo (15). O longa O Agente Secreto venceu o Film Independent Spirit Awards na categoria Melhor Filme Internacional. A conquista marca a primeira vitória do diretor Kleber Mendonça Filho na premiação, após três indicações ao longo da carreira.
Durante o discurso de agradecimento, o cineasta dedicou o prêmio a programadores de cinema e jovens realizadores ao redor do mundo. Segundo ele, o cinema é uma forma de memória coletiva e também um ato político, capaz de narrar histórias sobre pessoas, territórios e experiências cotidianas. Mendonça Filho também homenageou o ator Udo Kier, que integrou o elenco do filme e faleceu em novembro de 2025.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Além da vitória de O Agente Secreto, o brasileiro Adolpho Veloso conquistou o prêmio de Melhor Fotografia pelo trabalho em Sonhos de Trem. O anúncio foi feito no palco por Wagner Moura, protagonista de O Agente Secreto, que celebrou a conquista dos colegas e destacou as dificuldades e desafios enfrentados na produção cinematográfica independente.
Considerado uma das principais premiações do cinema independente dos Estados Unidos, o Spirit Awards costuma antecipar tendências e reconhecer produções autorais que fogem dos grandes estúdios, ampliando a visibilidade de filmes estrangeiros no mercado internacional.
Leia também | Lula sanciona programa Gás do Povo e garante gás gratuito a famílias de baixa renda
Tags: O Agente Secreto, cinema brasileiro, Spirit Awards 2026, Kleber Mendonça Filho, filmes brasileiros no exterior, Wagner Moura, cinema independente, premiações internacionais, cultura brasileira, audiovisual, filmes premiados, Portal Terra Da Luz