

Cena do filme “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, que fez história ao colocar o Brasil entre os destaques do Oscar 2026 | Foto: divulgação
22 de janeiro de 2026 — O Brasil vive um momento histórico no cinema mundial. Com cinco indicações ao Oscar 2026, o país bateu o recorde nacional de maior número de nomeações em um único ano, segundo anúncio feito nesta quinta-feira (22) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
O grande destaque é o longa-metragem “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, que recebeu quatro indicações e igualou o feito de “Cidade de Deus”, que até então detinha o recorde brasileiro desde 2004.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O filme brasileiro está indicado nas seguintes categorias do Oscar 2026: Melhor Direção de Elenco, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator, com Wagner Moura, e Melhor Filme, a principal da premiação. A indicação nesta última categoria consolida o longa como um dos maiores sucessos recentes do cinema nacional no cenário internacional.
Além do destaque para “O Agente Secreto”, o Brasil também celebra a indicação do fotógrafo Adolpho Veloso, concorrendo a Melhor Fotografia pelo filme norte-americano “Sonhos de Trem”, no qual assina o trabalho de imagem e figura entre os favoritos da categoria.
Apesar da forte presença brasileira, algumas produções e profissionais que apareciam como apostas não avançaram na lista final de indicados. Ficaram de fora os documentários “Apocalipse nos Trópicos” e “Yanuni”, o curta-metragem “Amarela” e o montador Affonso Gonçalves, pelo filme “Hamnet: A Vida Antes de Hamlet”.
A cerimônia do Oscar 2026 acontece no dia 15 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A 98ª edição da premiação terá novamente o comediante Conan O’Brien como apresentador, repetindo o papel desempenhado no ano anterior.
Ambientado em 1977, “O Agente Secreto” traz Wagner Moura no papel de Marcelo, um professor que deixa São Paulo e chega ao Recife fugindo de ameaças, na tentativa de reencontrar o filho. O filme constrói um thriller de atmosfera densa, no qual o carnaval e a paisagem urbana se transformam em cenários de vigilância, paranoia e medo, refletindo o contexto da ditadura militar.
Com uma narrativa que mistura suspense, drama familiar e crítica política, a obra é considerada um dos trabalhos mais ambiciosos da carreira de Kleber Mendonça Filho e reforça a força do cinema brasileiro no circuito internacional.
Até então, o maior número de indicações brasileiras ao Oscar havia ocorrido em 2004, quando “Cidade de Deus” recebeu quatro nomeações: Direção, Roteiro Adaptado, Montagem e Fotografia. O feito marcou época e abriu caminhos para o reconhecimento internacional do cinema nacional.
Em 2025, o Brasil conquistou sua primeira estatueta da história com “Ainda Estou Aqui”, vencedor na categoria de Melhor Filme Internacional, pavimentando o caminho para o desempenho expressivo registrado agora em 2026.
Leia também | Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 55 milhões nesta quinta-feira
Tags: Oscar 2026, cinema brasileiro, O Agente Secreto, Wagner Moura, Kleber Mendonça Filho, indicações ao Oscar, Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Adolpho Veloso, fotografia, cinema nacional, Hollywood, premiação do Oscar, recorde brasileiro, filmes brasileiros, cultura, artes, Portal Terra Da Luz