

30 de agosto de 2025 — O HSBC foi alvo de um ataque hacker que resultou no roubo de cerca de R$ 400 milhões por meio do ambiente Pix. O crime cibernético ocorreu na sexta-feira (29) e envolveu a Sinqia, provedora brasileira de serviços de tecnologia controlada pela Evertec. A informação foi publicada pelo portal Neofeed e já confirmada pela empresa de tecnologia.
Segundo a Sinqia, uma investigação foi iniciada para identificar a causa do incidente, mas a companhia não revelou os valores envolvidos nem os clientes afetados. Em nota, a empresa informou que já está em contato com instituições financeiras impactadas:
“Estamos trabalhando com o apoio dos melhores especialistas forenses. Já estamos em contato com clientes afetados, que compreendem um número limitado de instituições financeiras”, destacou o comunicado.
O episódio apresenta fortes semelhanças com o ataque sofrido em julho pela C&M Software, outra provedora de tecnologia que atende bancos e instituições financeiras no Brasil. Nos dois casos, os criminosos utilizaram a técnica conhecida como ataque de cadeia de suprimentos, na qual o alvo não é apenas um banco, mas empresas intermediárias que fornecem sistemas a diversas instituições.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Procurado no Brasil, o HSBC ainda não comentou sobre o ataque hacker. Já a Sinqia confirmou que a invasão afetou exclusivamente o ambiente Pix, sem evidências de comprometimento de dados pessoais ou de outros sistemas:
“O incidente se limitou apenas ao ambiente Pix. Não há evidências de atividade suspeita em nenhum outro sistema da Sinqia além do Pix, e esse problema afeta apenas a operação no Brasil”, explicou a companhia.
Para mitigar riscos, a Sinqia informou que está reconstruindo os sistemas afetados em um novo ambiente com monitoramento e controles aprimorados, como forma de aumentar a segurança contra futuros ataques cibernéticos.
Leia também | Meta anuncia novas medidas de proteção em inteligência artificial para adolescentes
Tags: ataque hacker HSBC, Pix, roubo de R$ 400 milhões, Sinqia, Evertec, ataque cibernético, cadeia de suprimentos, C&M Software, segurança digital, fraudes financeiras, bancos no Brasil