logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Fortaleza: Vereadores aprovam projetos que injetam R$ 3,7 milhões para pequenos empreendedores
Fortaleza Vereadores aprovam projetos que injetam R$ 3,7 milhões para pequenos empreendedores
27/10/2021
Reciclagem Industrial: CSP atinge nível de excelência ao reciclar 99,3% dos resíduos sólidos da produção do aço no Ceará
Reciclagem Industrial CSP atinge nível de excelência ao reciclar 99,3% dos resíduos sólidos da produção do aço no Ceará
27/10/2021
Exibir tudo

Campanha Fiocruz Ceará monitora resposta imunológica de transplantados e vacinadas contra a covid-19 Segundo a Secretaria de Saúde, mais de 3 mil pacientes transplantados já receberam uma ou duas doses da vacina contra a Covid-19, no Ceará

Campanha: Fiocruz Ceará monitora resposta imunológica de transplantados e vacinadas contra a covid-19

A participação na pesquisa é gratuita, basta que os interessados preencham o formulário do inquérito sorológico e aguardem o agendamento para a coleta dos exames | Foto: divulgação/Ascom Fiocruz Ceará

A Fiocruz Ceará está monitorando a resposta imunológica à vacina contra a Covid-19 em pessoas que receberam transplantes de órgãos sólidos, como rim, fígado, pâncreas, pulmão e coração. A participação na pesquisa é gratuita, basta que os interessados preencham o formulário do inquérito sorológico e aguardem o agendamento para a coleta dos exames.

Dados da Secretaria de Saúde mostram que no Ceará, mais de 3 mil pacientes transplantados de órgãos já receberam uma ou duas doses da vacina contra a Covid-19. São pessoas, que devido à condição clínica, precisam tomar remédios imunossupressores para ajudar o corpo a se adaptar ao novo órgão recebido. No entanto, os medicamentos também inibem a resposta imunológica, o que contribui para que as taxas de conversão e os níveis de anticorpos após a vacinação, principalmente de imunoglobulinas do tipo G (IgG), sejam muito baixas, a tal ponto de oferecer proteção insuficiente nesses indivíduos.

De acordo com o especialista Fábio Miyajima, pesquisador da Fiocruz Ceará, estudos realizados por centros no Exterior e em outros Estados do Brasil, indicam claramente que pacientes transplantados com o esquema vacinal completo, ou seja, que tomaram as duas doses da vacina anti-SARS-CoV-2, apresentaram além de taxas inferiores de conversão (detecção de IgG), níveis de anticorpos específicos contra a Covid-19 bem menores, o que em geral é interpretado como um indicativo do nível de proteção à doença.

“São pacientes que precisarão de uma terceira dose adicional, pois possuem maior dificuldade em desenvolver uma resposta imune eficiente, e que por serem considerados grupo de risco, estamos promovendo esta iniciativa para que possamos monitorar periodicamente a resposta imunológica e estudarmos melhor o perfil dessas pessoas”, explica Miyajima.

Assista ao depoimento do especialista Fábio Miyajima, no link abaixo:

Campanha

A professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Tainá Sandes, chefe do setor de pesquisa e inovação tecnológica do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), e coordenadora clínica da campanha, enfatiza que “receptores de transplantes possuem um risco mais elevado de apresentar complicações associadas à COVID-19. Segundo alguns estudos já publicados, cerca de 7-8 vezes maior que a população em geral, por isso o monitoramento imunológico e a investigação mais detalhada desses pacientes deve ser tratados como prioridade”.

A campanha também será importante para a atualização do cadastro eletrônico dessas pessoas junto à Central de Transplantes, e aos centros transplantadores da rede de saúde do estado do Ceará. Os participantes do estudo tem canais de comunicação direta com os cientistas, por e-mail, telefone e WhatsApp para qualquer tipo de esclarecimento. Em casos de pacientes que residam em Fortaleza, Eusébio e demais municípios da Região Metropolitana, e que tenham extrema dificuldade de locomoção, a Fiocruz Ceará estuda a logística para a coleta domiciliar.

O inquérito sorológico é feito em parceria com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e a Gerência de Ensino e Pesquisa do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC), cruzando dados referentes à resposta do sistema imunológico destes pacientes em comparação com a população em geral.

Pessoas não transplantadas já vacinadas também podem participar voluntariamente do estudo, com coletas de exames realizadas pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce).

Leia também | Programa Atleta Cidadão é ampliado em Fortaleza e passa a incluir artes marciais nas Areninhas

Serviço

Campanha para cadastro na pesquisa de pacientes transplantados que receberam uma ou duas doses da vacina contra a covid-19 (CLIQUE AQUI para preencher o formulário)

E-mail: monitora.vacinacovid.tx@gmail.com
Telefone: (85) 9 9945-1957
WhatsApp: (85) 9945-1957
QR Code para o número WhatsApp: Aponte a câmera do seu celular para a imagem ao lado

Compartilhar

Artigos Relacionados

Mundo: Israel afirma morte de líder iraniano

Ali Larijani é apontado por Israel como morto em bombardeio em Teerã, em meio à escalada do conflito no Oriente Médio | Foto: REUTERS/Thaier Al-Sudani

17/03/2026

Mundo: Israel afirma morte de líder iraniano Ministro da Defesa diz que chefe de segurança do Irã foi morto em bombardeio em Teerã; país não confirma


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 11/03/2026

    capcut Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 06/03/2026

    Vitor Gabriel de lima Comentado em Inclusão: Prefeitura de São Gonçalo lança programa ‘Minha Primeira Chance’ com 220 vagas para jovens de 14 a 24 anos

  • 06/03/2026

    gardenia oliveira Comentado em Empreendedorismo Beira-Mar recebe a Feira Criativa neste fim de semana

  • 06/03/2026

    gardenia oliveira Comentado em Empreendedorismo Beira-Mar recebe a Feira Criativa neste fim de semana

  • 25/02/2026

    O Guia Definitivo do Imposto de Renda 2026: Estratégias de Conformidade, Otimização Setorial. – Camarinho Contabilidade Comentado em Imposto: IR 2026 começa em março; veja regras

  • 24/02/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Indústria: Feira da Indústria FIEC reúne líderes e shows

Últimas Notícias

  • Mundo: Israel afirma morte de líder iraniano0
    Mundo: Israel afirma morte de líder iraniano Ministro da Defesa diz que chefe de segurança do Irã foi morto em bombardeio em Teerã; país não confirma
    17/03/2026
  • Homenagem: Cármen Lúcia recebe cidadania cearense0
    Homenagem: Cármen Lúcia recebe cidadania cearense Ministra do STF e presidente do TSE é homenageada pela Assembleia Legislativa do Ceará
    16/03/2026
  • Política: Deputado critica cancelamento da Autismo Run0
    Política: Deputado critica cancelamento da Autismo Run Parlamentar afirma que decisão pode deixar Fortaleza sem corrida de conscientização sobre o autismo em 2026
    16/03/2026
  • Justiça: Dino muda punição a magistrados0
    Justiça: Dino muda punição a magistrados Decisão do STF determina perda do cargo como sanção máxima a juízes que cometerem infrações graves; aposentadoria compulsória deixa de ser aplicada
    16/03/2026
  • Política: Girão lança pré-candidatura em Sobral0
    Política: Girão lança pré-candidatura em Sobral Senador defende retomada da confiança no governo do Ceará durante evento com lideranças nacionais
    16/03/2026
  • Conflito: Israel diz destruir avião ligado a Khamenei0
    Conflito: Israel diz destruir avião ligado a Khamenei Aeronave utilizada por autoridades do regime iraniano foi atingida em aeroporto de Teerã durante ofensiva militar
    16/03/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas