logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Campanha: Fiocruz Ceará monitora resposta imunológica de transplantados e vacinadas contra a covid-19
Campanha Fiocruz Ceará monitora resposta imunológica de transplantados e vacinadas contra a covid-19
27/10/2021
Transporte Integrado: Terminal de Ônibus Aberto oferece novas opções de integração por Bilhete Único em Fortaleza
Transporte Integrado Terminal de Ônibus Aberto oferece novas opções de integração por Bilhete Único em Fortaleza
27/10/2021
Exibir tudo

Reciclagem Industrial CSP atinge nível de excelência ao reciclar 99,3% dos resíduos sólidos da produção do aço no Ceará Investimento em educação e conscientização ambiental, além de equipamentos de última geração contribuem para o resultado

Reciclagem Industrial: CSP atinge nível de excelência ao reciclar 99,3% dos resíduos sólidos da produção do aço no Ceará

Na CSP, os vários resíduos gerados são tratados como coprodutos. Parte é reutilizados no processo produtivo própria empresa e a outra é comercializada para cimenteiras e indústrias de cerâmicas e químicas | Foto: divulgação/Ascom CSP

A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) atingiu um nível de excelência que é digno de comemoração, especialmente, no quesito preservação do Meio Ambiente. Hoje, 99,3% de todos os resíduos sólidos da produção do aço, na planta industrial cearense, são reciclados (média obtida no ano de 2020).

São duas linhas distintas de investimentos, mas que convergem para o mesmo objetivo da preservação da natureza. A primeira vertente é a do investimento em equipamentos de controle e monitoramento ambiental. Neste quesito, a CSP investiu mais de R$ 1 bilhão ao longo dos anos para chegar ao que é considerado no mercado do aço o “estado da arte” em soluções para proteger o meio ambiente. A siderúrgica cearense é, hoje, a única no Brasil a ter e utilizar o equipamento BSSF (Baosteel’s Slag Short Flow) e, também, uma das únicas a fazer a limpeza de gás de Aciaria a seco.  

Ter bons equipamentos é importante, mas não é suficiente para estar no patamar que a CSP chegou. É preciso desenvolver uma mentalidade permanente de cuidado ambiental. Pra isso, a empresa trabalha fortemente com seus empregados o conceito dos 5 Rs para a eficiência sustentável. São eles:  

  1. REPENSAR a necessidade de consumir; 
  2. RECUSAR o consumo de materiais que geram muito lixo; 
  3. REDUZIR o consumo para evitar desperdícios; 
  4. REUTILIZAR, para evitar o custo com a compra de outro material; 
  5. RECICLAR, transformando o resíduo gerado em matéria-prima para outro processo.  

Com investimento, mentalidade sustentável e o trabalho permanente de conscientização dos funcionários, a reciclagem entrou na Cultura da empresa, é um valor no direcionamento estratégico.  

Os investimentos em pessoal e em equipamentos também geraram conquistas de importantes certificações internacionais de qualidade

Para além do rigor da legislação 

O gerente de Meio Ambiente da CSP, Marcelo Baltazar, detalha o trabalho de sensibilização de toda a empresa para as questões ambientais.

“Constantemente, passamos por auditorias internacionais, somos inspecionados por órgãos públicos e sempre somos tidos como referência em gestão ambiental. A gente fala sempre da tecnologia, mas não podemos esquecer que o equipamento é sempre operado por pessoas. Cada atividade operacional é mapeada e temos o objetivo de fazer dela efetiva, segura e ambientalmente amigável. Quando se começa a pensar no meio ambiente a partir da etapa de planejamento, isso indica que você está conscientizado”, disse Marcelo Baltazar. 

O aço está em inúmeros objetos, é reciclável e conta com tecnologias de ponta para uma produção sustentável. “O aço é a base da nossa economia, e a base da nossa sociedade foi construída em aço e ferro. Temos hoje processos rigorosamente controlados e medidos que garantam impactos mínimos em relação ao meio ambiente. Fazemos reaproveitamento de sucatas e nossos resíduos são reutilizados em processos de outras empresas. Acompanhamos as tendências e tecnologias e estamos sempre nos adequando para um processo de produção sustentável”, complementa Matheus Dutra, analista de Meio Ambiente da CSP.  

A eficácia é resultado do compromisso de cada pessoa, em um trabalho coletivo. Na CSP, esses esforços geram resultados. O produto CSP já conquistou as certificações de Qualidade (ISO 9001), Meio Ambiente (ISO 14001) e de Alta Tecnologia (International Automotive Task – IATF, Maxion Wheels, Siemens Gamesa, Caterpillar e Scania).  

O equipamento BSSF da CSP reduz o tempo de beneficiamento da escória de meses para minutos, gerando ganhos ao meio ambiente.  

Leia também | Governo do Ceará assina acordo de 2 bi de dólares em investimento na produção de Hidrogênio Verde

No Brasil, só tem na CSP 

A CSP tem soluções únicas no Brasil para o tratamento de coprodutos, como o BSSF – Baosteel’s Slag Short Flow, que granula a escória de Aciaria e abre novas aplicações para o material. Esse equipamento reduz o tempo de beneficiamento da escória de meses para minutos, um grande ganho ao meio ambiente.  

Além disso, possui o diferencial de contar com um sistema de limpeza a seco dos gases de Aciaria, promovendo a redução do consumo de água. Tudo isso faz com que a CSP obtenha 99,93 (média de 2020) de reciclagem dos seus resíduos sólidos, 98,5% de recirculação de água e a produção de energia para consumo próprio e para venda ao Sistema Interligado Nacional (SIN).  

Os resíduos não são tratados como lixo, mas como coprodutos e são aproveitados na própria CSP ou são revendidos para outras empresas

Resíduos que geram dinheiro  

No processo de produção do aço são gerados vários resíduos: a escória de Alto-forno, sucata, lama e ferro-gusa solidificado. Mas esses materiais não são tratados como lixo, são coprodutos. Eles são reutilizados no processo produtivo da CSP, evitando a compra de mais matérias-primas ou são comercializados para cimenteiras e indústrias de cerâmicas e químicas.  

Um exemplo é a lama gerada no Alto-forno que, aplicada na produção de tijolos, melhora a resistência e diminui o tempo de forno na produção do tijolo. “A principal vantagem do processo na CSP é que ele é eficiente na produção, onde já cumpro a primeira etapa de não gerar resíduos de forma desnecessária. Com as melhores tecnologias, nós temos esse padrão de desempenho. A segunda etapa é ter parceiros com interesse em dar novas aplicações a esses coprodutos”, explica Marcelo Baltazar.  

Leia também | Faculdade CDL oferta curso personalizado com foco na realidade e necessidades das empresas

Compartilhar

Artigos Relacionados

Homenagem: Thales Varela recebe medalha da Aesp

Thales Fonteles Varela, diretor financeiro do Sindesp-CE, é homenageado pela Aesp/CE com a Medalha Ordem do Mérito Acadêmico e Policial | Foto: divulgação

17/06/2026

Homenagem: Thales Varela recebe medalha da Aesp Diretor financeiro do Sindesp-CE é agraciado com a Ordem do Mérito Acadêmico e Policial por contribuições à segurança pública no Ceará


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 17/06/2026

    ONG ligada a produtora de filme sobre Bolsonaro é alvo de operação por suspeita de irregularidades em contrato de Wi-Fi em São Paulo – Portal 2 de julho Comentado em Investigação: ONG ligada a filme de Bolsonaro é alvo de operação

  • 12/06/2026

    Negócios: Geopolítica desafia empresários no Ceará – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: Geopolítica desafia empresários no Ceará

  • 07/06/2026

    Política: PL e PT lideram pedidos de CPI do Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: PL e PT lideram pedidos de CPI do Master

  • 07/06/2026

    Investigação: PF mira rastrear bens de Vorcaro no exterior Polícia Federal avalia acionar difusão prateada da Interpol para mapear patrimônio e transações internacionais do dono do Banco Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Investigação: PF mira rastrear bens de Vorcaro no exterior

  • 04/06/2026

    Justiça: Kassio relatará ações sobre Master e filme – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: Kassio relatará ações sobre Master e filme

  • 04/06/2026

    Energia: Danilo volta a criticar leilão de energia Deputado questiona LRCap 2026, enquanto técnicos do setor defendem certame para evitar risco de apagões no país – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Danilo volta a criticar leilão de energia

Últimas Notícias

  • Homenagem: Thales Varela recebe medalha da Aesp0
    Homenagem: Thales Varela recebe medalha da Aesp Diretor financeiro do Sindesp-CE é agraciado com a Ordem do Mérito Acadêmico e Policial por contribuições à segurança pública no Ceará
    17/06/2026
  • Nanosatélite cearense deve ser lançado ao espaço em 20270
    Tecnologia: Nanosatélite cearense deve ser lançado ao espaço em 2027 Projeto desenvolvido na UFC teve aprovação da Agência Espacial Brasileira e aposta em tecnologia inédita para atrair interesse internacional
    17/06/2026
  • Prefeitura de Limeira fecha acesso à Ponte do Esqueleto0
    Cidades: Prefeitura de Limeira fecha acesso à Ponte do Esqueleto Medida foi reforçada após a morte de uma jovem durante salto de rope jump em estrutura localizada no interior de São Paulo
    17/06/2026
  • Alece completa 500 dias com foco em modernização0
    Política: Alece completa 500 dias com foco em modernização Gestão da Mesa Diretora destaca transparência, participação popular e fortalecimento das atividades legislativas no Ceará
    17/06/2026
  • Investigação: Motta admite voo em jato de Vorcaro0
    Investigação: Motta admite voo em jato de Vorcaro Presidente da Câmara confirma a interlocutores viagem a Portugal e hospedagem paga pelo banqueiro, enquanto relatório da PF aponta divergência sobre diárias
    17/06/2026
  • Sustentabilidade: Unimed promove Junho Ambiental em Fortaleza0
    Sustentabilidade: Unimed promove Junho Ambiental em Fortaleza Cooperativa realiza ações educativas, oficinas, feirinha sustentável, painéis ESG e doação de mudas para fortalecer cultura ambiental
    17/06/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas