A Coreia do Norte desafiou as sanções impostas pelos EUA, na quinta-feira (12/01), com o lançamento de um novo projétil, supostamente um míssil balístico. A informação foi confirmada pelas Forças Armadas do país vizinho, a Coreia do Sul, nesta sexta-feira (14/01), numa declaração curta, sem fornecer maiores detalhes sobre o lançamento.
Segundo os militares sul-coreanos, foi detectado o lançamento, pela Coreia do Norte, de um “projétil não identificado na direção leste”. Seria o terceiro teste realizado pela Coreia do Norte nos últimos nove dias.
O regime norte-coreano disparou o que se presume serem mísseis hipersônicos nos dias 5 e 11 de janeiro.
O teste desta sexta-feira (14/01) ocorre horas depois de Pyongyang ameaçar resposta “mais forte e determinada” a novas sanções dos EUA contra cidadãos norte-coreanos.
>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<<<
As sanções impostas pelos Estados Unidas, na quarta-feira (12/01), atingem seis norte-coreanos, um russo e uma empresa russa que seriam responsáveis pela compra de mercadorias da Rússia e China para programas de armas da Coreia do Norte.
O Departamento do Tesouro america disse ainda que as sanções ocorreram em resposta a seis lançamentos de mísseis balísticos norte-coreanos desde setembro, violando as resoluções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.
Segundo o subsecretário do Tesouro para Terrorismo e Inteligência Financeira, Brian Nelson, as medidas visam a conter o “uso contínuo de representantes no exterior pela Coreia do Norte, para adquirir ilegalmente mercadorias para armas”.
Com informações da Agência Brasil
Leia também | Visto de Novak Djokovic é cancelado três dias antes do Aberto da Austrália