

Senador Renan Calheiros (MDB-AL) | Foto: Marck Castro/Câmara dos Deputados
23 de outubro de 2025 — O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator do projeto que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda (IR), afirmou nesta quinta-feira (23) que pretende apresentar o relatório da proposta na próxima semana. Segundo ele, ainda será decidido se a votação ocorrerá imediatamente após a apresentação ou ficará para a semana de 3 de novembro.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
“Pretendo apresentá-lo na próxima semana. E vamos avaliar com o Senado Federal se seria importante votarmos durante a semana ou deixaremos a votação especificamente para a próxima semana. Não será uma decisão minha, será coletiva da Casa”, declarou o parlamentar durante sessão da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.
Renan também cobrou do governo federal dados atualizados sobre o impacto fiscal da medida após as alterações realizadas pela Câmara dos Deputados. “Esses números são necessários para a produção do relatório”, reforçou o senador.
Durante a audiência, a subsecretária de Política Fiscal do Ministério da Fazenda, Débora Freire, afirmou que o projeto segue fiscalmente neutro, mesmo após as modificações.
“As estimativas iniciais tinham uma gordura, um superávit. A partir das mudanças feitas, reduz-se um pouco esse superávit, e a medida continua fiscalmente neutra”, explicou Débora.
A proposta de ampliação da faixa de isenção do IR é uma das principais pautas econômicas em discussão no Congresso neste fim de ano, com potencial impacto direto sobre a renda da população e as contas públicas.
Leia também | Brasil e Indonésia fortalecem laços com novos acordos; Lula confirma candidatura à presidência em 2026
Tags: Imposto de Renda, isenção do IR, Renan Calheiros, Senado Federal, Comissão de Assuntos Econômicos, Ministério da Fazenda, Débora Freire, política econômica, reforma tributária, economia brasileira, governo federal, arrecadação, contas públicas, projeto de lei, Congresso Nacional, Brasil, Portal Terra da Luz