

Congresso reage a tentativas de intimidação | Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
07 de agosto de 2025 – O Senado Federal aprovou, nesta quinta-feira (6), a atualização da tabela do Imposto de Renda para Pessoa Física, mantendo a isenção para trabalhadores que recebem até dois salários mínimos, o equivalente a R$ 3.036. A votação ocorreu logo após o fim da ocupação do plenário por parlamentares da oposição, que durou mais de 47 horas.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A obstrução no plenário foi liderada por senadores contrários à prisão domiciliar de Jair Bolsonaro (PL), determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. A medida impediu o andamento de votações por dois dias.
“Estamos nos retirando da mesa. Esperamos que a partir de agora possamos discutir e trabalhar pautas que interessam a todos, independente da posição ideológica”, afirmou o senador Rogério Marinho (PL-RN), durante a desocupação.
Com a liberação do espaço, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), conduziu uma sessão remota para deliberar sobre temas de interesse econômico, incluindo a isenção do IR.
Em nota divulgada na quarta-feira (6), Alcolumbre criticou as ações da oposição: “O Congresso Nacional não será refém de ações que visem desestabilizar seu funcionamento”. Ainda assim, o senador reafirmou sua disposição para o diálogo.
“A democracia se faz com diálogo, mas também com responsabilidade e firmeza”, completou Alcolumbre, ao destacar a importância do projeto aprovado.
Na noite de quarta-feira (5), a Câmara dos Deputados também retomou os trabalhos após pressões contra o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB). A crise interna envolveu ameaças de suspensão de mandatos e reforço policial, até que os deputados da oposição decidiram desocupar o plenário.
A ocupação das duas Casas Legislativas foi uma tentativa de forçar a tramitação do chamado “pacote da paz”, que inclui a anistia dos condenados pelo 8 de Janeiro, o fim do foro privilegiado e o impeachment do ministro Alexandre de Moraes.
Leia também | Alece homenageia grandes nomes do Direito com a Medalha Paulo Bonavides
Tags: Senado Federal, Imposto de Renda, isenção IR, Jair Bolsonaro, Davi Alcolumbre, Rogério Marinho, oposição Congresso, prisão domiciliar Bolsonaro, STF, Alexandre de Moraes, Câmara dos Deputados, Hugo Motta, pacote da paz, política nacional 2025, Congresso Nacional