

Produtos de Moda, Eletrônicos e Casa e Decoração estão os preferidos dos consumidores brasileiros | Foto: reprodução
Mesmo com o dólar alto, fazer compras em sites estrangeiros foi um jeito de economizar para muitos brasileiros em 2021. Segundo a pesquisa Webshoppers da NielsenIQ|Ebit e Bexs Pay, 68% das pessoas adquiriram produtos importados no último ano e 71% pretendem continuar comprando em 2022. Para mais da metade dos consumidores (63%), o maior atrativo são os preços mais baixos.
De acordo com a pesquisa, estima-se que as compras cross-border, como são chamadas as transações online internacionais, movimentaram R$ 36,2 bilhões em 2021, uma alta de 60% contra o aumento de 32% do e-commerce geral (que inclui as compras no mercado nacional). O segmento agora representa 17% do faturamento geral e parte desse crescimento pode ser explicado por uma maior integração de métodos de pagamento locais em e-commerces estrangeiros.
“A integração de meios de pagamento populares no Brasil facilitou o consumo de pessoas comuns a bens vindos de fora. O que antes era restrito a uma pequena parcela da população, a que tinha cartão de crédito internacional, agora pode ser acessado por mais pessoas, seja via boleto, cartões nacionais ou mesmo o Pix. Essa mudança, que pode parecer sutil para muitos, fez toda a diferença para democratizar o acesso a produtos do mundo todo”, afirma Luiz Henrique Didier Jr, CEO da Bexs Pay.
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No último ano, consumidores declaram que as categorias mais compradas foram Moda (38%), Eletrônicos (36%) e Casa e Decoração (24%). E as intenções de compra de 2022 devem seguir tendência semelhante: 48% pretendem comprar Eletrônicos, 45% produtos de Moda e Acessórios, e 35% itens de Informática. Um dos fatores que tem melhorado a relação do consumidor brasileiro com as compras internacionais é a diminuição no prazo de entrega. Hoje, a média de espera é de 28 dias — prazo que já foi de 42 dias, em 2019.
“A avaliação dos brasileiros aos sites estrangeiros é a melhor dos últimos três anos, em grande parte por conta da redução no tempo de entrega. Isso demonstra que o brasileiro tem apetite por consumir produtos do exterior, sendo impedido muitas vezes por questões técnicas da jornada de compra. Com a melhora nessa experiência, o e-commerce cross-border deve crescer ainda mais”, afirma Marcelo Orsanai, Head de E-commerce da NielsenIQ|Ebit.
Chama a atenção ainda o crescimento de plataformas que rapidamente caíram no gosto do brasileiro. Em 2021, 56% compraram por meio da Shopee (eram 8% em 2020) e 21% por meio da Shein (praticamente inexistente no Brasil até então). Já Aliexpress e Amazon, conhecidas há mais tempo, foram acessadas por 44% dos consumidores (ante 52% e 49% em 2020, respectivamente).
A Black Friday também tem atraído as intenções de compra dos brasileiros em sites estrangeiros. Motivados principalmente pelas promoções (80%) e pelo frete grátis (44%), 43% dos entrevistados afirmaram ter feito compras na data. Há ainda a procura por produtos não disponíveis no Brasil, que motivou 24% dos consumidores a comprar em sites estrangeiros. Cada pessoa entrevistada fez, em média, 3,5 compras, com ticket médio de R$ 316. Considerando as aquisições realizadas entre 20 e 29 de novembro, o faturamento do e-commerce cross-border chegou a R$ 965 milhões, com mais de 6 milhões de pedidos efetuados.
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A Bexs Pay é uma provedora pioneira de pagamentos digitais cross border conectada aos serviços financeiros do Bexs Banco. Nossa plataforma API (interface de programação de aplicações, na sigla em inglês) oferece uma combinação única de soluções de pagamentos digitais, seja transações de dentro para fora do Brasil (payin) ou de empresas do mundo a brasileiros (payout), permitindo que negócios digitais possam atuar no Brasil sem uma operação local. Com apenas um ano de operações, a Bexs Pay já realizou milhões de pagamentos para empresas globais do porte da ByteDance, Ebanx, Kwai e Thunes, entre outros.
NielsenIQ é a empresa líder no fornecimento da visão mais completa e imparcial do comportamento do consumidor, a nível global. Impulsionada por uma plataforma de dados de consumo pioneira e alimentada por uma elevada capacidade analítica, a NielsenIQ permite uma tomada de decisão ousada e confiante para as principais empresas de bens de consumo e retalhistas do mundo. A NielsenIQ, uma empresa do portfólio Advent International, tem operações em quase 100 mercados, cobrindo mais de 90% da população mundial. Para mais informações, visite o site.
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