Responsável por 41,7% de todo o camarão produzido no Brasil, o Ceará é líder da produção do pescado. Somente em 2022 o estado vendeu mais de 150 mil toneladas de camarão para o mercado interno. Os dados são da Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC) e consolidam o estado como o maior produtor nordestino de camarão em cativeiro.
Com o objetivo de fortalecer a cadeia do camarão no Ceará, a Federação da Agricultura do Estaco do Ceará (FAEC), a Associação dos Produtores de Camarão do Ceará (APCC) e o Instituto Future, realizam, de 15 a 17 de junho, a primeira edição da ExpoCamarão 2023. A exposição é uma das novidades da programação do PECNORDESTE 2023, maior evento do setor agropecuário do Nordeste.
Inovações e genética na carcinicultura estão na programação da ExpoCamarão. “A exposição será uma oportunidade para que produtores compartilhem conhecimento e aprimorem ainda mais a utilização da tecnologia como ferramenta de expansão e modernização da cadeia produtiva do camarão”, ressalta Luiz Paulo Sampaio, presidente da Associação dos Produtores de Camarão do Ceará (APCC).
Além da programação técnica, a ExpoCamarão 2023 contará com espaço gastronômico e rodada de negócios, em parceria com o Senar-CE e Sebrae-CE. “A cadeia do camarão envolve diversos segmentos do setor produtivo, tais como o de rações e de equipamentos. Certamente, “a rodada de negócios será oportuna para fortalecer um dos principais setores do agronegócio cearense”, avalia Amílcar Silveira, presidente da FAEC.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O camarão produzido no Nordeste responde pelo segundo maior volume de produção entre as espécies cultivadas no Brasil, cerca de 22,3%, conforme dados do ETENE/BNB (2022).
Segundo dados do Censo da Carcinicultura 2021, da (ABCC), somente no Ceará há 1.786 produtores de camarão em mais de 13 mil hectares de área produtiva, distribuídos em 59 municípios cearenses. Micro e pequenos produtores são maioria; 88,2%, no total. Juntos, eles são responsáveis pela geração de 67% dos empregos diretos do setor.
Leia também | SUS oferece tratamento do tabagismo e dependência da nicotina
Com o objetivo de promover conexões, além de estimular a aquisição de insumos e compras coletivas com preços mais competitivos, a rodada de negócios ExpoCamarão 2023 reunirá os principais produtores e fornecedores da cadeia produtiva do país. O evento será realizado nos dias 15 e 16 de junho, em paralelo à programação do PEC Nordeste 2023, no Centro de Eventos do Ceará.
Empresas como a Samaria, Dimeve e Meu Pescado já confirmaram presença. Para o presidente da a Associação dos Produtores de Camarão do Ceará (APCC), Luiz Paulo Sampaio, a rodada de negócios é uma oportunidade de conectar produtores e fornecedores. “As compras coletivas estimulam o aumento da produção e, consequentemente fortalecem a carcinicultura”, avalia Luiz Paulo.
Os agendamentos serão realizados conforme os interesses informados pelos participantes, fixando as empresas fornecedoras nas mesas de negociação e distribuindo os agendamentos dos produtores, de forma individual ou coletiva. Cada reunião será realizada em 15 minutos, conforme os agendamentos realizados entre fornecedores e produtores. Já as formas e os prazos de pagamento serão estabelecidos pelas partes interessadas no momento da negociação.
Rodada de Negócios ExpoCamarão 2023
Data: 15 a 16 de junho
Hora: 14h às 18h (15 de junho) e 9h às 13h (16 de junho)
Local: Auditório Principal Aquicultura e Pesca. Centro de Eventos do Ceará. | Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz, Fortaleza – CE
Leia também | Cufa, FNA e Câmara dos Deputados lançam iniciativa para desenvolver favelas