

Sede da União Europeia, em Bruxelas; países do bloco avançam em acordo histórico com o Mercosul | Foto: Reuters/Yves Herman
09 de janeiro de 2026 – Os países da União Europeia (UE) aprovaram provisoriamente, nesta sexta-feira (9), o acordo comercial com o Mercosul, segundo diplomatas ouvidos pelas agências France Presse (AFP) e Reuters. A confirmação formal dos votos deverá ser enviada por escrito até as 17h (horário de Bruxelas), conforme relataram as fontes.
A decisão permite que Bruxelas avance para a assinatura do tratado, considerado estratégico por setores empresariais europeus e sul-americanos, mas que enfrenta resistência de representantes do setor agrícola em alguns países do bloco.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
De acordo com a AFP, a maioria dos 27 países-membros da União Europeia votou favoravelmente ao acordo durante reunião de embaixadores realizada em Bruxelas.
A aprovação ocorreu apesar da oposição da França, da Irlanda e de outros países, que manifestaram preocupação com possíveis impactos negativos sobre o setor agrícola europeu, especialmente diante do aumento da concorrência com produtos do Mercosul.
Para o Brasil, maior economia do Mercosul, o acordo representa a ampliação do acesso a um mercado estimado em 451 milhões de consumidores. Os efeitos do tratado vão além do agronegócio, alcançando também diversos segmentos da indústria brasileira, com potencial de estimular exportações, investimentos e integração econômica.
Especialistas avaliam que o avanço do acordo fortalece a posição do Mercosul no comércio internacional e amplia a relevância estratégica do bloco nas negociações globais.
Leia também | Lula veta integralmente PL que reduzia penas de Bolsonaro e condenados por atos golpistas
Tags: União Europeia, Mercosul, acordo comercial, comércio internacional, política internacional, economia global, Brasil e União Europeia, exportações brasileiras, agronegócio, indústria brasileira, diplomacia, Bruxelas, mercado europeu, integração econômica, política comercial, França, Irlanda, Parlamento Europeu, Portal Terra Da Luz