

A concessionária vencedora ficará responsável pela construção, operação e manutenção do túnel por um período de 30 anos | Foto: MPA/Divulgação
02 de setembro de 2025 – O túnel Santos-Guarujá, no litoral paulista, está prestes a sair do papel. Dois grupos estrangeiros apresentaram propostas para participar do leilão de concessão da obra: a espanhola Acciona e a portuguesa Mota-Engil. O certame será realizado na próxima sexta-feira (5), às 16h, na sede da B3, em São Paulo.
A concessionária vencedora ficará responsável pela construção, operação e manutenção do túnel por um período de 30 anos. O investimento total é estimado em R$ 6,8 bilhões, com aporte público de até R$ 5,14 bilhões, dividido igualmente entre o governo federal e o governo de São Paulo. O restante será financiado pela iniciativa privada.
A Acciona já atua em grandes obras no Brasil, como a execução da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo. Já a Mota-Engil mantém contratos com a Petrobras, voltados para serviços submarinos em plataformas offshore.
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Com 1,5 quilômetro de extensão, sendo 870 metros imersos, o túnel Santos-Guarujá será a primeira travessia submersa do Brasil. A obra prevê módulos de concreto pré-moldados instalados no leito do canal portuário.
O projeto contará com três faixas de rolamento em cada sentido, sendo uma adaptada para Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de ciclovia, espaço para pedestres e uma galeria de serviços. A licença ambiental prévia foi emitida pela Cetesb em agosto de 2025.
Atualmente, a ligação entre Santos e Guarujá é feita por balsas, barcos ou pela Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055), em trajetos que podem durar até 60 minutos. Com o túnel, a travessia será realizada em cerca de dois minutos, desafogando o sistema atual e aumentando a eficiência logística do Porto de Santos.
Segundo estimativas do governo paulista, mais de 28 mil pessoas cruzam diariamente entre os dois municípios por embarcações de pequeno porte ou balsas.
O projeto integra o Novo PAC e deve gerar milhares de empregos diretos e indiretos durante a construção e operação. Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a obra representa um marco para a infraestrutura nacional:
“O túnel Santos–Guarujá é uma das obras mais emblemáticas do Novo PAC e marca um novo tempo para a mobilidade urbana e a infraestrutura do Brasil. Essa obra vai encurtar distâncias, gerar empregos, fortalecer o turismo, dinamizar a economia local e ampliar a eficiência logística do Porto de Santos”.
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Tags: túnel Santos-Guarujá, leilão B3, Acciona, Mota-Engil, Porto de Santos, mobilidade urbana, travessia submersa, Novo PAC, infraestrutura Brasil, economia São Paulo