

Anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas. | Foto: José Wagner
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou, na tarde desta quarta-feira (11/01), que o Estado dará todo o apoio necessário aos dois mil trabalhadores afetados pelo encerramento das atividades de fábrica têxtil em Fortaleza. O anúncio ocorreu durante a primeira reunião com o novo secretariado de Estado, no Palácio da Abolição.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
“Estamos muito preocupados com as duas mil pessoas desempregadas após fechamento da unidade da Guararapes. Elas terão todo apoio do nosso governo”, garantiu o governador Elmano de Freitas.
Diante disso, o Instituto de Direito das Empresas e do Trabalho (Sine/IDT), responsável por executar o sistema público de emprego, estará de portas abertas para receber esses trabalhadores. “Disponibilizamos algumas ações como a habilitação do seguro desemprego, orientação para o mercado de trabalho, atendimento com o psicólogo, análise de perfil profissional e encaminhamento para vagas disponíveis no mercado de trabalho formal”, explicou Vladyson Viana, atual presidente do Sine/IDT e escolhido para comandar a Secretaria do Trabalho.

Além da recolocação profissional, o apoio também contempla o incentivo ao empreendedorismo. “Atuaremos também para que esses trabalhadores tenham autonomia profissional, com acesso ao microcrédito para empreenderem com seus próprios negócios. Até porque, dentro do acordo firmado com a empresa, está a distribuição do maquinário para os trabalhadores”, complementou Vladyson.
O microcrédito orientado será fornecido por meio do Programa Ceará Credi, do Governo do Ceará. A iniciativa concede crédito e capacitação para microempreendedores, contribuindo para a criação e o fortalecimento dos pequenos negócios no estado, gerando mais emprego e renda.
Leia também | Dólar cai para R$ 5,18 e atinge menor valor em quase três semanas