

Setores como supermercados, combustíveis e informática puxaram queda no mês, segundo o IBGE | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
12 de junho de 2025 — O volume de vendas do comércio varejista brasileiro caiu 0,4% em abril, na comparação com março, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (12) pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A queda interrompe uma sequência de três meses de crescimento no setor.
Apesar do recuo mensal, o varejo apresentou desempenho positivo em outras comparações: alta de 0,3% no trimestre encerrado em abril, crescimento de 4,8% na comparação com abril de 2024, além de aumentos de 2,1% no acumulado do ano e 3,4% nos últimos 12 meses.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A queda de abril foi puxada principalmente pelos seguintes segmentos:
Por outro lado, algumas categorias apresentaram crescimento no volume de vendas no mesmo período:
A receita nominal do comércio varejista variou 0,1% de março para abril, com aumento de 11,5% na comparação anual, 8,2% no acumulado do ano e 8,7% nos últimos 12 meses.
O varejo ampliado, que inclui também os segmentos de veículos e peças e materiais de construção, teve retração de 1,9% no volume de vendas em abril, frente a março. Entre os destaques negativos:
Na comparação com abril do ano passado, no entanto, o setor cresceu 0,8%, e também acumulou resultados positivos de 1% no ano e 2,7% em 12 meses.
Já a receita nominal do varejo ampliado recuou 1,4% frente a março, mas registrou altas de 6,2% em relação a abril de 2024, 5,9% no acumulado do ano e 7% nos últimos 12 meses.
Leia também | Varejo do Ceará prevê alta nas vendas com Dia dos Namorados e festas de São João em junho