

Portos privados impulsionam resultados e navegação de longo curso segue em alta | Foto: Reuters/Rodolfo Buhrer
12 de junho de 2025 — O setor portuário brasileiro segue em ritmo acelerado. De acordo com o Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o mês de abril de 2025 registrou movimentação recorde de cargas: 107,6 milhões de toneladas. No acumulado do ano, entre janeiro e abril, o volume total alcançou 412 milhões de toneladas, marcando o melhor resultado da série histórica.
“Pelo segundo mês consecutivo, estamos batendo recorde de movimentação de cargas”, destacou o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, em nota oficial. O desempenho reforça a força do setor portuário como vetor logístico estratégico para a economia brasileira.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Entre os diferentes tipos de navegação, a de longo curso — que envolve importação e exportação — liderou com 76,6 milhões de toneladas movimentadas em abril, um crescimento de 1,71% em relação ao mesmo mês de 2024.
Já a cabotagem (navegação entre portos nacionais) respondeu por 23,3 milhões de toneladas, enquanto a navegação interior — realizada em rios, lagos e canais do país — movimentou 7,6 milhões de toneladas no período.
As instalações portuárias privadas foram responsáveis pelo maior volume de cargas em abril, com 69,8 milhões de toneladas movimentadas, um aumento de 4% frente ao mesmo mês de 2024.
Nos portos públicos, o volume registrado foi de 37,8 milhões de toneladas.
Entre os tipos de carga, os graneis sólidos apresentaram alta de 2,27%, movimentando 65,1 milhões de toneladas. Já os graneis líquidos cresceram 1,94%, com 25,7 milhões de toneladas transportadas.
Leia também | Governo recalibra IOF com novas regras para arrecadar mais e evitar cortes no orçamento