logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Investigação: Esquema bilionário de lavagem de dinheiro une Comando Vermelho e PCC no RJ e SP
Investigação: Esquema bilionário de lavagem de dinheiro une Comando Vermelho e PCC no RJ e SP
11/04/2025
Gig Tripping: Turismo musical impulsiona economia e atrai multidões em grandes shows no Brasil
Gig Tripping: Turismo musical impulsiona economia e atrai multidões em grandes shows no Brasil
11/04/2025
Exibir tudo

Economia: Inflação de março sobe 0,56% e alimentos lideram alta de preços no Brasil IPCA acumula 5,48% em 12 meses e fica acima do teto da meta do governo; tomate, ovos e café puxam inflação

Economia: Inflação de março sobe 0,56% e alimentos lideram alta de preços no Brasil

Alimentos têm maior impacto e encarecem cesta básica dos brasileiros | Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A inflação oficial de março, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), foi de 0,56%, conforme divulgado nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Embora o índice tenha desacelerado em relação a fevereiro (1,31%), a alta foi puxada principalmente pelo aumento nos preços dos alimentos, que registraram a maior variação desde dezembro de 2024.

Com o resultado de março, o IPCA acumula alta de 5,48% nos últimos 12 meses, superando o teto da meta do governo federal, que é de 4,5%. Este é o maior índice desde fevereiro de 2023.

Todos os nove grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram variação positiva, com destaque para:

  • Alimentação e bebidas: 1,17%
  • Transportes: 0,46%
  • Despesas pessoais: 0,70%
  • Vestuário: 0,59%
  • Saúde e cuidados pessoais: 0,43%

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Tomate, ovos e café estão entre os vilões da inflação

O grupo alimentos e bebidas respondeu por 45% da inflação do mês. A maior alta foi registrada no tomate (22,55%), seguido pelo café moído (8,14%) e ovo de galinha (13,13%). Juntos, esses produtos representaram um quarto da inflação de março.

Segundo o gerente da pesquisa do IBGE, Fernando Gonçalves, o calor no verão acelerou a maturação do tomate e antecipou a colheita, reduzindo a oferta no mês seguinte. Já o aumento do preço dos ovos foi impulsionado pela alta do milho e pela maior demanda durante a Quaresma.

O café moído acumula alta de 77,78% em 12 meses, afetado pela quebra de safra no Vietnã e por condições climáticas adversas no Brasil, o que impactou a oferta global do grão.

Inflação de serviços e impacto da Selic no controle de preços

A inflação de serviços subiu 0,62% em março, puxada pela baixa taxa de desemprego e pelo aumento da massa salarial. Já os preços monitorados, como combustíveis e tarifas públicas, desaceleraram de 3,16% para 0,18%.

A inflação de serviços é um dos fatores mais observados pelo Comitê de Política Monetária (Copom), responsável pela definição da taxa Selic, atualmente em 14,25% ao ano, uma das ferramentas para controlar a inflação no país.

O índice IPCA mede o custo de vida de famílias com renda entre 1 e 40 salários mínimos, sendo calculado com base em pesquisas de preços em dez regiões metropolitanas e sete capitais brasileiras.


Leia também | China eleva tarifas sobre os EUA de 84% para 125% e apresenta queixa à OMC

Economia: China eleva tarifas sobre os EUA de 84% para 125% e apresenta queixa à OMC
Compartilhar

Artigos Relacionados

Economia: Lula defende Pix após críticas dos EUA

Presidente Lula comenta críticas internacionais ao Pix durante agenda oficial em Salvador | Foto: Ricardo Stuckert/PR

03/04/2026

Economia: Lula defende Pix após críticas dos EUA Presidente rebate relatório comercial e afirma que sistema brasileiro será aprimorado para atender a população


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 30/03/2026

    Junior Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 23/03/2026

    Marta Sarmento Comentado em Inclusão: Fortaleza celebra inclusão com caminhada Down

  • 21/03/2026

    Ester de carvalho Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 19/03/2026

    Complexo solar inicia operação – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Complexo solar inicia operação

  • 11/03/2026

    capcut Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 06/03/2026

    Vitor Gabriel de lima Comentado em Inclusão: Prefeitura de São Gonçalo lança programa ‘Minha Primeira Chance’ com 220 vagas para jovens de 14 a 24 anos

Últimas Notícias

  • Cultura: Vila da Música abre 695 vagas gratuitas0
    Cultura: Vila da Música abre 695 vagas gratuitas Escola no Cariri oferece cursos para iniciantes e experientes com inscrições online entre 6 e 9 de abril
    03/04/2026
  • Educação: Projeto leva grafite a jovens do Eusébio0
    Educação: Projeto leva grafite a jovens do Eusébio Iniciativa do ITEVA une arte urbana, empreendedorismo e formação cidadã para estudantes da rede pública
    03/04/2026
  • Saúde: Terapia ocupacional amplia autonomia no TEA0
    Saúde: Terapia ocupacional amplia autonomia no TEA No Abril Azul, especialistas destacam o papel da Terapia Ocupacional no desenvolvimento, inclusão e qualidade de vida de pessoas com autismo
    03/04/2026
  • Saúde: Tecnologia amplia diagnóstico de autismo no NE0
    Saúde: Tecnologia amplia diagnóstico de autismo no NE Telemedicina fortalece acesso ao cuidado e atuação da Clínica SiM
    03/04/2026
  • Espaço: Artemis II inicia viagem histórica rumo à Lua0
    Espaço: Artemis II inicia viagem histórica rumo à Lua Nave Orion deixa órbita terrestre com quatro astronautas em missão de teste da NASA
    03/04/2026
  • Política: Janela partidária termina e muda forças na Câmara0
    Política: Janela partidária termina e muda forças na Câmara Troca de partidos fortalece PL e reorganiza bancadas às vésperas das eleições de 2026
    03/04/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas