

Projeções econômicas seguem positivas apesar do tarifaço dos EUA | Foto: Egil Fujikawa/Wikimedia
15 de agosto de 2025 – A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) divulgou atualização do seu boletim de estatísticas e manteve a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2,4% para 2025, mesmo após o início do tarifaço imposto pelos Estados Unidos.
Segundo o economista-chefe da Fiesp, Igor Rocha, a expectativa inicial era revisar a alta para 2,6%, mas as novas tarifas e o cenário externo mais restritivo levaram à manutenção da projeção anterior. “O impacto potencial do tarifaço no PIB de 2025 é de cerca de 0,2 ponto percentual, que justamente representava o possível viés de alta que vínhamos considerando”, explicou.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Apesar do cenário geral positivo, a Fiesp prevê retração pontual em alguns setores: queda de 0,6% na agropecuária, recuo de 0,7% na indústria de transformação e redução de 0,4% no consumo dos governos. Os investimentos também devem cair 0,7%, influenciados pelas restrições financeiras internas e externas, além da incerteza política com a aproximação das eleições presidenciais e estaduais de 2026.
No comércio exterior, as importações tendem a cair 1,5% devido à desaceleração da atividade econômica, enquanto as exportações ainda devem crescer de forma discreta, com alta de 0,2%.
O consumo das famílias segue como motor da economia, com projeção de alta de 0,6%. O setor de serviços deve avançar 0,3%, enquanto o setor industrial no geral terá crescimento moderado de 0,4%. Para a Fiesp, mesmo diante das incertezas internacionais e do tarifaço dos EUA, o Brasil mantém fundamentos que sustentam o crescimento em 2025.
Leia também | Petrobras quebra recorde histórico de produção com plataforma Almirante Tamandaré no Campo de Búzios
Tags: Fiesp, PIB Brasil 2025, tarifaço EUA, economia brasileira, indústria de transformação, agropecuária, comércio exterior, exportações, importações, consumo das famílias, serviços, investimentos