logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Banco central
Economia: Mercado financeiro reduz previsão de inflação para 2026, aponta Boletim Focus
19/01/2026
Economia: FMI reduz para 1,6% previsão de crescimento do Brasil em 2026
Economia: FMI reduz para 1,6% previsão de crescimento do Brasil em 2026
19/01/2026
Exibir tudo

Economia: Faturamento da indústria cresce, mas emprego recua pelo terceiro mês consecutivo Alta pontual da atividade não impede desaceleração do mercado de trabalho industrial, aponta CNI

Economia: Faturamento da indústria cresce, mas emprego recua pelo terceiro mês consecutivo

Linha de produção industrial em funcionamento; setor registra alta pontual do faturamento, mas enfrenta desaceleração do emprego | Foto: CNI/Miguel Ângelo

19 de janeiro de 2026 – O faturamento real da indústria de transformação voltou a crescer em novembro de 2025, mas o emprego industrial registrou queda pelo terceiro mês consecutivo, evidenciando a perda de ritmo do setor. Os dados constam nos Indicadores Industriais, divulgados nesta segunda-feira (19) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Segundo a entidade, o enfraquecimento do mercado de trabalho se intensificou a partir de setembro, refletindo os efeitos do aperto monetário, com juros elevados, e do arrefecimento gradual da atividade industrial ao longo do segundo semestre.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Indicadores mostram avanço do faturamento e retração do emprego

Em novembro, o faturamento real da indústria cresceu 1,2% na comparação com outubro. Apesar disso, o emprego industrial caiu 0,2%, acumulando retração de 0,6% desde setembro. No acumulado de janeiro a novembro de 2025, o emprego ainda registra alta de 1,7%, mas com tendência de desaceleração.

De acordo com Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, o emprego respondeu positivamente à recuperação iniciada em 2023, que teve pico em 2024, mas perdeu força com o ciclo de alta da taxa Selic, iniciado no ano passado. “Somente após meses de resultados mais fracos da atividade industrial, o emprego passou a ser afetado”, explica, ressaltando que ajustes de pessoal são custosos para um setor que depende de mão de obra qualificada.

Massa salarial e rendimento têm alívio pontual, mas acumulam perdas

Outros indicadores do mercado de trabalho apresentaram melhora em novembro, após uma sequência negativa, porém seguem no vermelho no acumulado do ano. A massa salarial real subiu 1,5% no mês, mas acumula queda de 2,3% em 2025. Já o rendimento médio real avançou 1,6% em novembro, com recuo de 4% no período de janeiro a novembro.

Atividade industrial perde fôlego ao longo de 2025

Apesar do crescimento pontual do faturamento em novembro, a atividade industrial mostra sinais de desaceleração no ano. O faturamento acumulado registra alta de apenas 0,3% em 2025. As horas trabalhadas na produção caíram 0,7% em novembro, embora acumulem alta de 0,9% no ano.

A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) recuou 0,6 ponto percentual em novembro, para 77,5%, ficando 2,4 pontos percentuais abaixo do nível observado em novembro de 2024. Para a CNI, o cenário reforça a expectativa de perda de ritmo da indústria, especialmente na segunda metade do ano, em um ambiente de juros elevados e menor dinamismo da demanda.

Leia também | Sisu 2026 abre inscrições nesta segunda (19) com quase 275 mil vagas em universidades públicas

Educação: Sisu 2026 abre inscrições nesta segunda (19) com quase 275 mil vagas em universidades públicas

Tags: indústria brasileira, faturamento industrial, emprego industrial, mercado de trabalho, CNI, indicadores industriais, economia brasileira, setor industrial, taxa Selic, juros altos, atividade econômica, massa salarial, rendimento médio, capacidade instalada, indústria de transformação, produção industrial, desaceleração econômica, Portal Terra Da Luz

Compartilhar

Artigos Relacionados

Economia: Mega-Sena pode pagar R$ 60 milhões

Volantes de aposta da Mega-Sena utilizados por jogadores em lotéricas de todo o Brasil | Foto: Ana Marin/G1

10/03/2026

Economia: Mega-Sena pode pagar R$ 60 milhões Sorteio acontece nesta terça-feira e apostas vão até as 20h


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 06/03/2026

    Vitor Gabriel de lima Comentado em Inclusão: Prefeitura de São Gonçalo lança programa ‘Minha Primeira Chance’ com 220 vagas para jovens de 14 a 24 anos

  • 06/03/2026

    gardenia oliveira Comentado em Empreendedorismo Beira-Mar recebe a Feira Criativa neste fim de semana

  • 06/03/2026

    gardenia oliveira Comentado em Empreendedorismo Beira-Mar recebe a Feira Criativa neste fim de semana

  • 25/02/2026

    O Guia Definitivo do Imposto de Renda 2026: Estratégias de Conformidade, Otimização Setorial. – Camarinho Contabilidade Comentado em Imposto: IR 2026 começa em março; veja regras

  • 24/02/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Indústria: Feira da Indústria FIEC reúne líderes e shows

  • 24/02/2026

    Maria das Graças Crisostomo Andrade de Quental Comentado em Indústria: Feira da Indústria FIEC reúne líderes e shows

Últimas Notícias

  • Internacional: Argentina concede refúgio a brasileiro0
    Internacional: Argentina concede refúgio a brasileiro Condenado pelos atos de 8 de janeiro aguarda liberdade no país
    10/03/2026
  • Política: Bolsonaro pede visita de assessor de Trump0
    Política: Bolsonaro pede visita de assessor de Trump Ex-presidente solicita autorização ao STF para encontro na prisão
    10/03/2026
  • Justiça: Mendonça autoriza visitas sem gravação0
    Justiça: Mendonça autoriza visitas sem gravação Defesa de banqueiro pede garantia ao direito de defesa
    10/03/2026
  • Inclusão: Alece e Associação Fortaleza Down promovem inclusão por meio da arte0
    Inclusão: Alece e Associação Fortaleza Down promovem inclusão por meio da arte Parceria valoriza talentos artísticos de jovens com Síndrome de Down e prevê websérie, exposição e ações de conscientização
    09/03/2026
  • Ciência: Mistério dos “pontos vermelhos” no espaço0
    Ciência: Mistério dos “pontos vermelhos” no espaço Telescópio Webb pode ter visto estrelas do início do Universo
    09/03/2026
  • Polícia: PF prende delegado por tráfico de influência0
    Polícia: PF prende delegado por tráfico de influência Operação mira grupo que vendia favores para traficante internacional
    09/03/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas