

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Os consumidores não terão cobrança adicional na conta de luz em abril. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a manutenção da bandeira verde para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
Desde dezembro, a conta de energia está sem taxas extras devido às condições favoráveis de geração. Segundo a Aneel, os reservatórios das usinas hidrelétricas seguem em níveis satisfatórios, garantindo a continuidade da bandeira verde, mesmo com a transição do período chuvoso para o seco.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia. Quando a bandeira verde está em vigor, não há acréscimo na conta. Já as bandeiras amarela e vermelha adicionam valores extras, que variam de R$ 1,885 a R$ 7,877 para cada 100 kWh consumidos.
O SIN cobre praticamente todo o Brasil, exceto algumas áreas isoladas no Norte, em Mato Grosso e no estado de Roraima, onde a energia é gerada principalmente por termelétricas a óleo diesel.
Leia também | Direcional Engenharia promove feirão de imóveis com descontos progressivos