A busca por práticas sustentáveis no mercado global tem ganhado destaque, e o setor de produtos de marca original não fica atrás nessa tendência. Uma pesquisa realizada pela NielsenIQ (NIQ) a pedido da Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (Abmapro) evidencia que esse tipo de produto já tem presença em 34% das residências no Brasil. Para os consumidores, essas marcas exclusivas representam sinais de confiança e qualidade, atendendo às suas expectativas.
Essa nova experiência de consumo é facilitada e potencializada por iniciativas que se dedicam a fazer a busca desses produtos, muitas vezes de difícil acesso, e a entregar com toda comodidade aos clientes. A participação dessas empresas vem ganhando destaque no sentido de conectar pessoas às histórias por trás do que consomem.
No catálogo da Confraria Corisco, está o Espumante Cauína, criado por Vicente Monteiro em sua empresa Alquimista da Caatinga. A bebida é produzida a partir do caju, fruta tropical da região. Durante a confecção do espumante, são adotadas medidas de método próprio incorporado ao processo de formação da cajuína.
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“Fazemos a produção do suco do caju. Nós conseguimos preservá-lo durante um ano e o fermentamos para, a partir deste vinho, irmos para outros processos até o produto final, o espumante. O nosso desenvolvimento acontece em pequenos blocos, com insumos vindos da agricultura familiar e uma dinâmica que faz melhor aproveitamento que uma produção industrial, que é mais poluente”, retrata Vicente.
Vicente conta que são utilizados também os pedúnculos, parte de onde vem o suco e a carne do caju, evitando desperdícios. “Fazemos uma transformação física e química com o material, mas também uma transformação social, utilizando toda a fruta, inclusive partes que seriam descartadas”, complementa.
Produtos como laticínios e bebidas são uma parcela importante do mercado brasileiro a manter produções artesanais, e os consumidores apreciam o preparo que traz traços de tradição. Esse é um aspecto que também está na essência da Confraria Corisco, clube de assinaturas que trabalha prioritariamente com produtos desse tipo.
Rafael Maia, CEO da empresa, destaca que essas características são fundamentais na hora de fazer a curadoria dos produtos que entram nos boxes enviados aos clientes: “nós temos todo esse cuidado, de escolher produtos que carreguem uma identidade. Então a produção artesanal, que cuida dos mínimos detalhes e, por isso, tem a possibilidade de ser mais sustentável, é a que nos encanta e a que vai entregar uma experiência mais valiosa para quem recebe o produto”.
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