

Plano Safra 2024/25 impulsiona crédito com juros baixos e aposta em tecnologia no campo | Foto: Prefeitura de Campo Grande/Divulgação
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou, durante a Agrishow 2025, que os recursos aprovados para o Plano Safra 2024/2025 somam R$ 29,7 bilhões. O valor será distribuído em 125 mil operações de crédito destinadas a cooperativas, produtores rurais e agricultores familiares.
A feira, realizada em Ribeirão Preto (SP), é considerada um dos maiores eventos de tecnologia agrícola da América Latina e vai até sexta-feira (2), com expectativa de público de 195 mil visitantes. O BNDES é um dos patrocinadores do evento.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
As linhas de crédito do Plano Safra são operadas por agentes financeiros credenciados, o que permite maior descentralização dos recursos — alcançando mais de 90% dos municípios brasileiros.
Segundo o presidente do banco, Aloizio Mercadante, o apoio total do BNDES ao setor agropecuário ultrapassa R$ 53 bilhões em dois anos, o maior volume já registrado. O objetivo, segundo ele, é incentivar a produção sustentável e tecnologicamente avançada, respeitando o meio ambiente.
Os recursos poderão ser usados para custeio, investimentos e comercialização da produção agrícola. A safra 2024/2025 é considerada promissora: segundo a Conab, a estimativa é de 330,3 milhões de toneladas, um crescimento de 10,9% em relação ao ciclo anterior.
Leia também | Empresário Daniel Pardim é preso por falso testemunho durante CPI das Apostas no Senado