Guaramiranga, no Maciço de Baturité. | Foto: site TripAdvisor
Perto de Fortaleza, clima muito agradável e lugares paradisíacos para conhecer. Guaramiranga, carinhosamente chamada por muitos visitantes de “Suíça” cearense, fica encrustada no alto da serra da região do Maciço de Baturité. É o menor município do Ceará. Segundo estimativa de 2019 do IBGE, o município tem cerca de 5.193 habitantes e uma área de apenas 59 km².
A sede do município de Guaramiranga está localizado a 865 metros de altitude, que contribui para um clima muito ameno durante o dia e temperaturas que, na época mais fria do ano, podem ficar abaixo dos 10°C.
Em virtude das baixas temperaturas, muitos dos turistas desavisados são “obrigados” a reforçar o guarda-roupa da pousada ou a mochila com peças de frio e até cobertores.
Vista da cidade de Guaramiranga a partir da Igreja de Nossa Senhora da Conceição. | Foto: Site TripAdvisor
Como chegar
O acesso ao município se dá por várias estradas: saindo de Fortaleza é possível chegar à sede do município pela CE-060. Em Redenção há duas alternativas: seguir para Baturité pela mesma rodovia e subir a serra pela CE-356 ou pegar a CE-253 e entrar em Guaramiranga pelo Município de Pacoti.
A terceira alternativa é sair de Fortaleza pelo Município de Maranguape pegando a CE-065, seguir pela CE-354 passando por Palmácia e chegar a Pacoti. Outra possibilidade e que vem ganhando muita preferência dos visitantes por ser um acesso mais rápido é sair de Fortaleza pela BR-020 e entrar à esquerda no distrito de Campos Belos, em Caridade, para subir a serra pela CE-253.
Importante ressaltar que, seja qual for a rodovia escolhida, é preciso ter muito cuidado ao subir e ao descer a serra de Guaramiranga porque há trechos com curvas muito fechadas e subidas e descidas muito ingrimes.
O site especialista em viagens TripAdvisor selecionou, com a ajuda dos turistas, os cinco principais pontos que você precisa conhecer ao visitar Guaramiranga.
Pico Alto: é uma das montanhas mais altas do Estado do Ceará. O pico está a 1.114 metros acima do nível do mar. No local estão instaladas torres de transmissão de TV, de rádio e telefonia. Não há qualquer equipamento turístico instalado, mas do local têm-se uma das mais belas vistas do sertão cearense.
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição: A igreja com arquitetura do século XX, em estilo que relembra os tempos áureos do Barroco, fica localizada no alto de uma colina e possui um Cristo no patamar. Os jardins ao lado da escadaria e as casinhas coloridas no entorno da Igreja são os cenários preferidos para fotos.
Parque das Trilhas: voltado para o Ecoturismo e Atividades de Aventura, o Parque encontra-se a 500m do centro comercial da cidade, no Sítio Guaramiranga. O parque tem 114 hectares num ambiente de Mata Atlântica, com trilhas ecológicas, banho de bica e piscina de pedras, lanchonete, banheiros, área de descanso, plantação de café orgânico, diversas fruteiras, espécies nativas, insetos e pássaros. As atividades de aventura são rapel adulto e infantil, tirolesas (seca e molhada), ponte de três cordas e caiaques. O aceso é feito por meio de reserva, que pode ser feita clicando neste link.
Trilha do Café – Sítio Águas Finas: um passeio cultural cheio de atrativos para interagir com a exuberância da Mata Atlântica e ainda observar a fauna e a flora silvestre. Passeando pelos cafezais o visitante conhece o lendário café Typica, considerado a joia rara do Brasil , com quase 200 anos de história. Entre os atrativos naturais há o Cipó do Tarzan, a Floresta de Bacupari, Casa do Véi da Mata e a Casa do Pássaro João de Barro. A trilha tem extensão de 1500 metros e a altitude varia entre 715 e 850 metros.
Museu EPCAR: A entrada do museu foi construída com as mesmas características da fachada da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR). Além de uma aeronave AT-26 Xavante e um simulador de voo, o visitante encontrará exposições de uniformes, fotografias e artigos relacionados à aviação.
Fachada do Museu EPCAR, em Guaramiranga. | Foto: Base Aérea de Fortaleza
Instalação das câmeras do impedimento semiautomático no gramado do Maracanã marca início da implementação da tecnologia no futebol brasileiro | Foto: Guilherme Oliveira