

Cristo Redentor, no Corcovado, no Rio de Janeiro, Brasil | Foto: reprodução/Mercado&Consumo
O ano de 2025 já se consolida como um marco histórico para o turismo brasileiro. Impulsionado por ações de promoção internacional e melhorias na infraestrutura, o país vem superando seus próprios recordes mês após mês, com destaque para o primeiro trimestre do ano, que registrou 3.739.649 turistas estrangeiros — o maior número da série histórica.
O crescimento representa um aumento de 47,8% em relação ao mesmo período de 2024, de acordo com dados do Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal.
Só no mês de março, 929.096 turistas internacionais desembarcaram em território nacional, o que equivale a um crescimento de 25,5% na comparação com março do ano anterior.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, atribui esse desempenho ao trabalho conjunto entre governo, iniciativa privada e parceiros internacionais. “Nossa meta é consolidar o Brasil como um dos principais destinos turísticos do mundo”, afirmou.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
São Paulo lidera como principal porta de entrada, com 277.266 turistas internacionais em março, seguido pelo Rio de Janeiro (241.812) e Rio Grande do Sul (168.507). No Nordeste, a Bahia se destaca com 17.583 desembarques.
O fluxo de turistas argentinos continua em alta: 395.149 argentinos visitaram o Brasil em março, um aumento de 76,72%. Também foi registrada alta significativa de turistas europeus, com crescimento de 88,29%, especialmente de países como França, Portugal, Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha.
Segundo o Plano Nacional de Turismo (PNT), o objetivo é atrair 8,1 milhões de turistas estrangeiros por ano até 2027, consolidando o Brasil como o destino mais visitado da América do Sul.
“Estamos superando desafios e posicionando o país como um destino competitivo e sustentável”, afirmou Sabino. O plano também prevê iniciativas alinhadas à Agenda 2030 da ONU, como o Plano de Adaptação Climática para o Turismo.
Leia também | Dorgival Dantas celebra raízes nordestinas com projeto gravado em sua terra natal