

Reconhecido pela crítica e premiado nacionalmente, “Azira’i” é um solo autobiográfico da atriz Zahy Tentehar | Foto: divulgação
04 de novembro de 2025 — O Instituto Dragão do Mar (IDM) apresenta uma nova edição da Série Cênica, trazendo ao público o premiado espetáculo “Azira’i”, nos dias 7 e 8 de novembro, às 19h, no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza. Os ingressos estão disponíveis na Sympla e na bilheteria do teatro. A realização é do Ministério da Cultura e do Instituto Dragão do Mar, em parceria com a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e patrocínio da Petrobras, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). O projeto foi aprovado no edital Seleção Pública Novos Eixos do Programa Petrobras Cultural.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Reconhecido pela crítica e premiado nacionalmente, “Azira’i” é um solo autobiográfico da atriz Zahy Tentehar, que fala sobre sua relação com a mãe, Azira’i Tentehar, a primeira mulher pajé da reserva indígena de Cana Brava (MA). No palco, Zahy mistura cenas em português e em Ze’eng eté, língua originária do povo Tentehar, convidando o público a refletir sobre memória, ancestralidade e aculturamento.
O espetáculo foi amplamente celebrado, rendendo à atriz o Prêmio Shell de Melhor Atriz, tornando-a a primeira artista indígena a receber o reconhecimento. A peça também foi vencedora na categoria Melhor Iluminação e recebeu indicações em quatro categorias no Prêmio Shell 2023 (Atriz, Iluminação, Dramaturgia e Cenário) e no Prêmio APTR (Espetáculo, Direção, Iluminação e Jovem Talento – Atriz).
A Série Cênica integra a campanha Cultura nas Trincheiras da Alegria, iniciativa que ocupa os espaços do Theatro José de Alencar e do Cineteatro São Luiz, ambos equipamentos da Secult Ceará geridos pelo Instituto Dragão do Mar. O projeto valoriza a diversidade da produção artística local, promovendo encontros entre trajetórias distintas e as potências criativas da cena cearense.
Além de “Azira’i”, o público poderá conferir, ainda em novembro, a peça “Abdias Nascimento”, no Theatro José de Alencar. O espetáculo presta homenagem ao escritor, senador e ativista Abdias Nascimento, fundador do Teatro Experimental do Negro (TEN), e propõe uma reflexão sobre identidade, memória e representatividade negra.

Espetáculo “Azira’i” no Cineteatro São Luiz
Data: 7 e 8 de novembro
Horário: 19h
Local: Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 – Centro)
Ingressos: Sympla e bilheteria física
Acessibilidade: Libras (dias 7 e 8/11) e Audiodescrição (dia 8/11)
Funcionamento da bilheteria: terça a sexta, de 9h30 às 18h; sábados, de 9h30 às 17h
Com 27 anos de atuação, o Instituto Dragão do Mar (IDM) é uma organização social sem fins lucrativos, referência na gestão cultural do Ceará. Atua em parceria com o Governo do Estado e a Secretaria da Cultura, sendo responsável pela gestão de 17 equipamentos públicos, incluindo espaços voltados às artes, memória, gastronomia social, esporte e meio ambiente, cinco deles localizados no interior do estado.
Leia também | Embratur e Netflix lançam guia turístico do Brasil com cenários de produções nacionais na WTM Londres
Tags: Cineteatro São Luiz, Instituto Dragão do Mar, IDM, Série Cênica, espetáculo Azira’i, Zahy Tentehar, teatro indígena, cultura cearense, Secult Ceará, Petrobras Cultural, Lei Rouanet, Ministério da Cultura, teatro brasileiro, arte e ancestralidade, Theatro José de Alencar, Abdias Nascimento, diversidade cultural, artes cênicas, Fortaleza, programação cultural, cultura no Ceará, espetáculos premiados, Prêmio Shell, cultura indígena