Os amantes da aviação estão sempre em busca de acompanhar as novidades do setor. E também querem acompanhar, sempre que possível, os pousos e decolagens de aeronaves, especialmente as mais raras. Ao redor das pistas dos aeroportos do mundo inteiro, é comum encontrar essas pessoas com uma câmera fotográfica sempre à mão e atentas para fazer o clique na hora certa para registrar o momento desejado. Esses apaixonados pela aviação são conhecidos como “plane spotters” ou observadores de aviões.
O termo Spotter, em tradução literal, significa observador ou olheiro e surgiu na Segunda Guerra Mundial, quando alguns países que sofriam ataques de bombardeiros alemães começaram a encarregar cidadãos para observarem a movimentação de aeronaves, lançando um alerta no caso de aproximação de bombardeiros.
Terminada a guerra, os amantes desse tipo de fotografia se espalharam pelo mundo. Aqui no Brasil, há também quem aposte nesse público para ganhar seguidores no YouTube. Vários canais transmitem, ao vivo, os pousos e decolagens a partir de câmeras instaladas nos arredores das pistas dos aeroportos. Um dos mais assistidos é o canal Golf Oscar Romeo, que tem hoje (31/08/2021) 74,8 mil inscritos. O canal transmite, ao vivo, durante 24 horas, os pousos e decolagens do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. E o mais interessante para quem gosta do mundo da aviação: é possível ouvir, em tempo real, as conversas entre os pilotos e os operadores da Torre de Controle. Confira:
O Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos – Governador André Franco Montoro (IATA: GRU, ICAO: SBGR) é o maior aeroporto do Brasil e da América do Sul, sendo o segundo mais movimentado da América Latina em número de passageiros transportados, fica atrás somente do Aeroporto Internacional da Cidade do México.
No transporte de mercadorias, é o segundo depois do Aeroporto Internacional El Dorado, em Bogotá, Colômbia. Com uma área de 14 quilômetros quadrados, o complexo aeroportuário conta com um sistema de acesso viário próprio. A Rodovia Helio Smidt se estende por parte do perímetro do aeroporto, tendo ligação com as rodovias Presidente Dutra e Ayrton Senna. Toda estrutura para passageiros é dividida em três terminais, totalizando 260 pontos de check-in.
Leia também | Você sabe o que é um “Spotter”?