

Pau da Bandeira mobiliza centenas de homens em cortejo de 6 km | Foto: Hélio Filho/No Cariri Tem/reprodução
02 de junho de 2025 — Começou neste domingo (1º) a tradicional Festa de Santo Antônio de Barbalha, também conhecida como Festa do Pau da Bandeira, um dos maiores símbolos da cultura popular nordestina. Em sua 97ª edição, o evento atraiu milhares de visitantes ao Cariri cearense e transformou as ruas da cidade em um espetáculo de fé, cores, sons e devoção ao Santo Casamenteiro.
A celebração teve início com um dos momentos mais aguardados da festa: o carregamento do Pau da Bandeira, um tronco de jatobá com mais de três toneladas. A madeira foi conduzida por cerca de 300 homens ao longo de 6 km, do Sítio Flores até o Centro Histórico de Barbalha, onde foi erguida em frente à Igreja Matriz com a bandeira de Santo Antônio, preenchida com nomes de fiéis que buscam graças, especialmente no amor.

Durante o percurso, moradores e turistas seguiram a tradição de tocar ou sentar no tronco, como parte das simpatias para casar ou encontrar um amor verdadeiro. A ação é acompanhada por um cortejo vibrante, com bandas cabaçais, reisados, quadrilhas, mestres da cultura, trupes e artistas populares, somando mais de 70 atrações culturais ao longo do dia.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A manhã começou com a Missa de Bênção da Bandeira na Igreja Matriz de Santo Antônio, que marca o início oficial dos festejos religiosos. Já ao fim da tarde, após o hasteamento do tronco, a primeira noite da festa contou com shows de Waldonys, Elba Ramalho, Flávio José e Falamansa, espalhados por quatro palcos montados no centro da cidade.
A Prefeitura de Barbalha estima que mais de 250 mil pessoas participaram da abertura oficial do evento neste domingo.
Este ano, a Festa do Pau da Bandeira foi incluída no Circuito Band Cariri Junino. Foram mais de 10 horas de transmissão ao vivo e reportagens especiais exibidas no YouTube oficial e no canal aberto da emissora.



Embora o ponto alto tenha ocorrido neste domingo, a cidade já vivia o clima de festa desde a última semana. Residências e comércios foram enfeitados com bandeirinhas, imagens de Santo Antônio, fitas coloridas e pinturas temáticas, criando um cenário vibrante nas ruas do Vidéo e da Matriz.
No sábado (31), o destaque ficou para a já tradicional “Noite das Solteironas”, também chamada de Noite do Pré-Pau. Na ocasião, mulheres e homens solteiros se reuniram em frente à barraca de Socorro Luna, onde há 25 anos são distribuídos o famoso chá da casca do Pau da Bandeira e simpatias para atrair o amor.
Leia também | Geração Z e Millennials exigem propósito: como o ESG está moldando o futuro das marcas